27 de abril de 2011

MACIÇO DE BATURITÉ – Patrimônio e Herança Cultural

A Prefeita municipal de Redenção, Francisca Torres Bezerra, a Secretária da Educação, Ana Paula Fonseca Braga e a equipe de técnicos da SME marcaram presença, hoje, 27 de abril de 2011 na abertura da exposição “Maciço de Baturité Patrimônio e Herança Cultural”, uma viagem pelo patrimônio cultural e natural dos municípios filiados à AMAB, que acontece de 27 de abril a 15 de maio, no Museu Histórico e Memorial da Liberdade, no Município de Redenção.
A exposição é uma composição de painéis que retratam a vida e os saberes da gente que povoa a região, a diversidade do artesanato, a arte, as festas populares, as construções históricas, os sabores, a fauna e a flora da região e é aberta ao público.

25 de abril de 2011

Aprendendo e Fazendo Escola - AFE




 A Secretaria Municipal de Educação do Município de Redenção, através do Departamento de Ensino retomou nesta segunda-feira, 25 de abril de 2011, o Aprendendo e Fazendo Escola – AFE, com a assessoria da palestrante Vânia Girão.

A formação desse primeiro semestre tem com objetivo trabalhar o tema desenvolvimento de projetos, de forma teórica e prática, visando facilitar o aprimoramento dos projetos desenvolvidos pela educação e estimular a troca de saberes e experiências entre os participantes, O encontro aconteceu no auditório da SME e contou com a participação da equipe do Departamento de Ensino e de Gestores das escolas municipais.

19 de abril de 2011

Município Verde

O Município de Redenção sediou nesta terça-feira, 19 de Abril, o VIII Seminário Regional de Sensibilização e Mobilização do Programa Selo Município Verde, realizado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Estado do Ceará.
O objetivo principal desta ação foi sensibilizar e mobilizar os 13 municípios da região do Maciço de Baturité para as questões ambientais concernentes à avaliação do programa municipal, apresentar e discutir todas as variáveis ambientais do questionário de avaliação por gestão ambiental e teve como palestrantes, Nágila Cabral, do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Renata Martins, representante do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (CONPAM).
Estiveram presentes no evento, a Prefeita Municipal de Redenção, Francisca Torres Bezerra (Cimar) e representantes do COMDEMA, além dos municípios de Aracoiaba, Barreira, Pacoti, Palmácia, Ocara e Itapiúna.
 Oportunamente, a Secretaria da Educação, através do Núcleo de Programas e Projetos, apresentaram a Campanha Adote um Copo, com a temática “Consumir menos para preservar mais”. Esta ação está em sintonia com o Programa Agrinho e com a Campanha da Fraternidade, ambos voltados para as questões ambientais.
Na oportunidade foram delimitados prazos para adesão e encaminhamentos.

18 de abril de 2011

Encontro de Formação Continuada em Serviço - Coordenadores Pedagógicos



O encontro de Formação Continuada em Serviço, com o Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, aconteceu nesta segunda-feira, 18 de abril de 2011, no auditório de SME, com o tema "Planejando Estratégias para Cumprir Metas: em Busca da Excelência", visando refletir sobre as ações pedagógicas considerando as questões essenciais e acidentais no cotidiano escolar.
O momento foi coordenado pela Diretora de Ensino Anália Pinheiro e contou com a participação da Equipe de Ensino e dos Coordenadores Pedagógicos das Escolas Municipais.

18 de Abril - Dia Nacional do Livro

Abençoado Seja!

Livro na sala de aula
Livro no pátio, na varanda
Livro na mão
Livro na alma
Livro no coração.
♥♥♥
Livro tem cheiro, tem gosto,
Ruído, melodia,
Ritmo, canção,
Verdade, fantasia, brincadeiras,
Suspense, intriga, ação.
♥♥♥
Livro de reza, de estudo,
De amor, de tragédia,
Livro de receitas de cozinha,
Livro p'ra ler a vida,
Livro p'ra curar a dor.
♥♥♥
Livro me acalma
Me pega no colo
Me leva p'ro espaço infinito
P'ros cantos da minha alma
Onde ninguém nunca vai.
♥♥♥
Livros
De história...
De estudo...
Livro de poesia...
De tudo!
♥♥♥
Abençoado seja,
Livro meu,
De cada dia!

Leda Maria

Formação Continuada em Serviço

Dando continuidade aos encontros de Formação Continuada com os professores, a Secretaria da Educação do Município de Redenção, através do Departamento de Ensino, realizou na última sexta-feira, 15 de abril, dois importantes encontros, tendo como público-alvo, professores do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.
O tema dos encontros foi “Aprendizagem da Leitura e da Escrita” e teve como objetivo apropriar-se dos objetivos e procedimentos, preparando um planejamento dentro da perspectiva da alfabetização e do letramento.
Estiveram na pauta, reflexões sobre como o aluno aprende a ler e o que é a leitura, aprendizagem da leitura e da escrita, as diferentes concepções acerca dos processos de leitura escrita, vivência de atividades de leitura e escrita dos alunos e planejamento de uma matriz baseado nos trabalhos e objetivos a serem alcançados.
Os referidos encontros tiveram a assessoria da Equipe Municipal do PAIC – 1º Ano e da Editora Aprender -2º Ano, através da Formadora Ana Cláudia.


14 de abril de 2011

Formação Continuada: Projeto Construindo Histórias Através da Leitura






A Secretaria da Educação, através do Departamento de Ensino, realizou nesta terça-feira, 13 de abril, o 1º Encontro de Formação Continuada do Projeto Construindo Histórias Através da Leitura, com o tema: “A imaginação e a fantasia e sua relação com o mundo da criança”.
O Projeto Construindo Histórias Através da Leitura está no seu 2º ano de realização e atende a 500 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das Escolas Públicas Municipais.
O encontro foi coordenado pela Professora Conceição Mesquita e teve como assessoras, as Professoras Iolanda Queiros, Célia Fernandes e Rosania Rodrigues.
Na ocasião, houve contação de história, pela Coordenadora do Eixo de Literatura, Angélica Bezerra, reflexão sobre as características e práticas do contador de história para desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita através de diferentes gêneros literários, avaliação da situação de leitura dos alunos e planejamento das ações para o mês de abril.
Neste ano de 2011, serão adotados 04 livros da Literatura Infantil, abordando temas como: Mudança na Prática Pedagógica, Relacionamento entre Professor e Aluno, Meio Ambiente, Relacionamento Interpessoal e Diversidade.

Amigos da Leitura- Eu Sou Cidadão



A Secretaria da Educação do Município de Redenção, através do Departamento de Ensino,  com total apoio da Secretária Ana Paula Fonseca Braga, com o objetivo de incentivar o gosto e o prazer pela leitura, nas crianças e adolescentes das escolas da Rede Municipal, continua a desenvolver o Projeto Amigos da Leitura – Eu Sou Cidadão.
O referido projeto é coordenado pela Supervisora Shirlene Alves e Angélica Bezerra, Formadora do Eixo de Literatura do PAIC.
O primeiro encontro com os Amigos da Leitura aconteceu na última terça-feira, 12 de abril de 2011, no auditório da SME e contou com a presença dos alunos participantes do projeto, professora regente da sala de leitura e equipe da SME.
Na ocasião foram repassadas dicas e orientações sobre o trabalho com a literatura, leitura  e contação de histórias nas escolas, afim de continuar fazendo de Redenção, uma cidade leitora.
DICAS:
Para contar histórias, é necessário:
·         Exercitar uma voz teatralizada, que mude o tom durante a exposição;
·         Conhecer bem a história;
·         Encantar;
·         Ter entusiasmo;
·         Conhecer o público.
OITO DICAS DE LEITURA:
01-   Ler para adquirir conhecimento;
02-   Ler para se divertir;
03-    Ler para viver emoções;
04-   Ler pra exercitar a mente;
05-   Ler para entender o mundo;
06-   Ler para ter ideias e criar;
07-   Ler para ver a vida com outros olhos;
08-   Ler para ser transportado para outros lugares.

13 de abril de 2011

Alimentação Saudável, o Primeiro Passo




Município de Redenção garante aos alunos, o direito a uma alimentação escolar de qualidade, através de projeto voltado para a merenda escolar.

A Secretária de Educação do Município de Redenção, Ana Paula Fonseca Braga, pensando na segurança alimentar dos alunos das escolas da rede municipal de ensino, trabalhando na perspectiva da inclusão realizou através do Núcleo de Alimentação Escolar, em parceria com o CAE (Conselho de Alimentação Escolar) um mapeamento prévio em 100% de suas escolas para identificar a quantidade de alunos diabéticos. Este mapeamento foi uma das ações do Projeto “Alimentação Saudável, o Primeiro Passo”, que tem como objetivo assegurar uma melhor qualidade de vida aos alunos, tendo o acompanhamento técnico da nutricionista da SME, Lívia Sampaio.
Após a sensibilização com os diretores e merendeiras feita em janeiro de 2011, a SME realizou o 2° momento de formação, nesta terça-feira, 13 de abril. A nutricionista abordou as temáticas pertinentes ao atendimento à criança diabética, orientou a utilização de adoçante, ressaltou a importância da higiene e manipulação dos alimentos, organização dos espaços de armazenamento e preparo dos mesmos, bem como, esclareceu aos participantes a cerca dos recursos financeiros dos programas de alimentação escolar do FNDE/MEC, destacando ainda, a aplicação dos 30% com aquisição de produtos, advindos da agricultura familiar.
Desta forma, o Município de Redenção garante aos alunos, à segurança alimentar e o direito a um atendimento diferenciado, observando as necessidades individuais. É importante destacar que outras ações serão realizadas ao longo do ano 2011 com o total apoio da Prefeita Municipal Francisca Torres Bezerra- Cimar.


12 de abril de 2011

UNILAB e IFCE passarão a integrar o Conselho de Reitores das Universidades Cearenses

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) passarão a integrar o Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (CRUC), a partir de hoje, 12 de abril. A solenidade de posse dos novos conselheiros, Paulo Speller, reitor da UNILAB, e Cláudio Ricardo Gomes de Lima, reitor do IFCE, acontece na sede do CRUC, em Fortaleza, agora pela manhã, e está sendo presidida pelo reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Antonio Colaço Martins.
Criado em 15 de julho de 1992, com o objetivo de promover ações para aperfeiçoar e desenvolver a Educação Superior no Ceará e formular políticas unitárias para a Educação Superior no Estado, o CRUC teve como membros fundadores o ex-reitores da UVA, José Teodoro Soares; da Universidade Federal do Ceará (UFC), Antonio de Albuquerque Sousa Filho; da Universidade Regional do Cariri (URCA), Manuel Edmilson do Nascimento; da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Paulo Melo Jorge Filho; e da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Antonio Colaço Martins.
Galeria
Uma galeria retratando todos os reitores que já presidiram o CRUC será inaugurada na sala da presidência, logo após a posse dos novos integrantes do Conselho. Ao longo de 18 anos, o CRUC foi presidido por oito reitores. Nos anos de 2003 e 2004 ficou sem atividades, sendo estas retomadas em 2005 pelo então reitor da UFC e atual Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, René Teixeira Barreira. A escolha do presidente do Conselho obedece, segundo o estatuto, ao critério de antiguidade das instituições, cujos reitores se revezam no cargo.
A Galeria dos Ex-presidentes registra os seguintes nomes:
- Antonio Albuquerque de Sousa Filho (UFC /1992 -1994)
- Antonio Colaço Martins (UNIFOR /1994 -1995)
- Paulo de Melo Jorge Filho (UECE /1995 -1996)
- José Teodoro Soares (UVA /1996 - 1999)
- Violeta Arraes Alencar Gervaiseau (URCA /1999 - 2001)
- Roberto Cláudio Frota Bezerra (UFC /2001 - 2003)
- René Teixeira Barreira (UFC /2005 - 2007)
- Antonio Colaço Martins (UVA /2008 - 2010)
Saiba mais:
A sede do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (CRUC) está localizada na Rua Silva Paulet, nº 334, Meireles.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UVA

11 de abril de 2011

Garantia à Acessibilidade

A Prefeitura Municipal de Redenção, através da Prefeita Francisca Torres Bezerra – Cimar e a Secretaria da Educação, por meio da Secretária Ana Paula Fonseca Braga, apoiam ações que visam a inclusão escolar.
Visando o melhor atendimento às mais de oitenta crianças e adolescentes redencionistas que frequentam o Núcleo da Educação Especial Maria das Graças Araújo foi contemplado neste ano de 2011 com uma reforma significativa na sua estrutura física e equipamentos.
O projeto foi elaborado pela diretora Janiely Maria, conforme orientações do MEC, através do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE e proporcionou reforma das salas do AEE, construção de rampas, aquisição de equipamentos e mobiliários acessíveis, adequação dos sanitários, além da climatização das salas, garantindo com esta reforma a igualdade de acesso e condições de permanência aos alunos com Necessidades Educativas Especiais.
O referido projeto contou com a parceria do Núcleo Gestor da Escola Maria Augusta Russo, anexa à Escola Dr. Edmilson Barros, Conselho Escolar e Professores do referido núcleo.


Informática, Leitura e Escrita.


A Secretaria da Educação, através do Departamento de Ensino e do Núcleo de Tecnologia Municipal – NTM, objetivando despertar nos educadores o desejo de utilizar a tecnologia como ferramenta pedagógica, continua realizando oficinas com professores e alunos das escolas municipais, no ano de 2011.
Na sexta-feira, 08 de abril, estiveram reunidos no auditório da SME, professores de Literatura com a equipe do NTM, para o estudo da implantação de um jornal escolar em cada unidade de ensino.
A proposta é orientar e treinar os alunos, através de oficinas para a formatação das edições de cada escola. A intenção é melhorar a leitura e a escrita dos mesmos, além de incentivar a interação entre os grupos.
Na escola, as atividades relacionadas ao projeto do Jornal Escolar, serão orientadas pelos professores de Literatura.
As edições publicadas por cada escola deverão ser expostas em locais públicos nas comunidades em que a escola está inserida, sendo desta forma, um meio de integrar escola e comunidade.

7 de abril de 2011

Arte e Raciocínio Lógico na Educação Infantil







A Secretaria da Educação do Município de Redenção, através da Secretária Ana Paula Fonseca Braga, em parceria com Instituto da Infância – IFAN realizou na quarta-feira, 06 de abril de 2011, no auditório da SME, um encontro de Formação Continuada.
O tema do encontro foi “Arte e Raciocínio Lógico” e teve como objetivo, orientar e capacitar os Auxiliares de Desenvolvimento Infantil – ADI, para o atendimento às crianças em faixa etária de 02 a 06 anos, nos Centros de Educação Infantis do município.
O evento foi coordenado pela consultora e formadora do IFAN, Vânia Girão e pela Coordenadora Municipal dos Projetos “Estação do Brincar”, “Hora do Jogo” e “Parque Infantil”, Angélica Bezerra.

5 de abril de 2011

Prefeitura de Redenção Apoia Programas Educacionais


A Escola Estadual de Educação Profissional Adolfo Ferreira de Sousa, em Parceria com o Instituto Aliança, promoveram no dia 04 de Abril de 2011, o evento de inauguração de duas novas turmas do Programa Com.Domínio Digital que tem por objetivo implementar um modelo diferenciado  de educação profissional , com ênfase no desenvolvimento de competências comportamentais e habilidades ligadas à Tecnologia da Informação, capacitando e inserindo os jovens no mercado formal do trabalho. A implementação desse modelo se dá através de uma ação integrada com os setores públicos, privados e ONGs de diferentes regiões.

O Evento teve a Participação da Diretora da 8º CREDE, Lúcia Torres e a Supervisora do NRDES, Áurea Martins, Representante da Secretaria Municipal da Educação e Ex-aluno do Programa, Othon Pinheiro e Gestores, como a Professora Rita Ferreira, diretora da instituição, Sidnei Coordenador da Área de Contexto das Relações do Trabalho-CRT e Pontes Neto, Coordenador Pedagógico do Programa do Núcleo em Redenção.
No evento foram apresentadas as expectativas para as novas turmas como também os agradecimentos pelo apoio e parceria da Prefeitura Municipal de Redenção, na pessoa da Prefeita Francisca Torres Bezerra - Cimar e das Secretarias Municipais da Educação e de Transportes, através dos secretários Ana Paula Fonseca Braga e Cláudio Fernandes.

Redenção participa do lançamento da Revista O Povo



A Prefeita Municipal de Redenção, Francisca Torres Bezerra, a Secretária de Cultura Terezinha de Lisiê e uma equipe da Secretaria da Educação estiveram no lançamento da segunda edição da revista Valores do Ceará.
O evento aconteceu na segunda-feira, 04 de abril de 2011, no Centro de Educação Arte e Cultura – CEARC, no Município de Guaiúba.
A publicação é uma iniciativa do Grupo de Comunicação O POVO e apresentará raio-X dos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza e do Maciço de Baturité.
Nesta edição, o Município de Redenção será destaque, as matérias trarão detalhes econômicos e administrativos e também uma síntese dos projetos desenvolvidos pela SME.

4 de abril de 2011

Informática como Ferramenta Pedagógica

 “Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção do mundo”. (Freire, 1983, p. 46). A utilização de recursos digitais na sala de aula possibilitam avanços, favorecem a inserção na realidade digital, além de ser uma forma de construir cidadania.
Nesta perspectiva, a Secretaria da Educação, por meio da Secretária Ana Paula Fonseca Braga, através do Núcleo de Tecnologia Municipal – NTM continuará realizando neste ano de 2011, oficinas voltadas para os professores da Rede de Ensino Municipal, orientando-os no uso da Informática como ferramenta pedagógica.
Nesta segunda-feira, a oficina Noções Básicas de Informática teve como público-alvo, os professores do2º ano do Ensino Fundamental que serão atendidos mensalmente no NTM e semanalmente nos laboratórios das escolas.