31 de maio de 2011

Redenção comemora a Semana Internacional do Brincar

A Prefeitura Municipal de Redenção, através da Prefeita Francisca Torres Bezerra – Cimar, por meio da Secretaria de Educação, que tem à frente a Professora Ana Paula Fonseca Braga, tem apoiado e incentivado ao longo de suas respectivas gestões, ações que visam o bom desenvolvimento das crianças redencionistas.
Em comemoração à “Semana Internacional do Brincar”, de 23 a 27 de maio, foram desenvolvidas nas escolas municipais, atividades diferenciadas, na busca pelo estímulo do ato de brincar nas crianças.
A culminância da semana aconteceu na sexta-feira, 27 de maio, no Parque da Alegria, na localidade de Susto, do referido município. Na ocasião foram realizadas muitas brincadeiras, jogos, contação de histórias para as crianças das escolas Antonio Barbosa e Antenor Malveira, e demais crianças da comunidade.
Na sede do Município, a Creche Francisca Arruda também movimentou suas crianças com brincadeiras e contação de histórias, intensificando ainda mais, ações como estas, entrando no clima de comemoração da semana.
No Parque da Alegria, por ocasião da culminância, estiveram presentes, além da Diretora, Antoinete Nunes, a Consultora do Instituto da Infância (IFAN), Vânia Girão, o Jornalista Daniel Santos, a Professora Maria Irene, responsável pelo parque e os Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI), sob a Coordenação de Angélica Bezerra, Coordenadora do projeto.

27 de maio de 2011

Amigos da Leitura em Redenção

A Secretaria da Educação, através do Departamento de Ensino promoveu na quinta-feira, 26 de maio de 2011, no auditório da SME, o II encontro com “Os Amigos da Leitura”, do Projeto Eu Sou Cidadão, com os alunos das escolas públicas municipais de Redenção.
A coordenadora do projeto no município, Shirlene Alves e a formadora do Eixo de Literatura da SME, Angélica Bezerra, na oportunidade realizaram uma Oficina de Confecção de Dedoche, além da pintura de dedos com tintas e pincéis para a contação de história nas escolas pelos alunos “Amigos da Leitura”. O grupo também foi orientado a realizar a   Peça Teatral "Tic - Tac da Leitura". 
O momento foi de aprendizagem, entretenimento e descontração, mostrando que é possível realizar a Campanha Educativa 2011 "Eu Sou Cidadão e Família Juntos por uma Infância mais Leitora".

UNILAB tem aula inaugural

O dia 25 de março de 2011 foi mais uma data histórica para o povo redencionista e para a educação brasileira. Valendo-se das comemorações pelo dia da África, aconteceu no Campus da Liberdade, a aula inaugural da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB).
A cerimônia foi iniciada pelo hasteamento dos pavilhões, pelo Reitor da Universidade, Dr. Paulo Speller e pela Secretária de Educação do Município, Professora Ana Paula Fonseca Braga. Em seguida, no auditório do campus, autoridades nacionais e internacionais, como a Prefeita Municipal Francisca Torres Bezerra – Cimar, o Reitor Dr. Paulo Speller, o Governador do Estado do Ceará, Cid Gomes e o Ministro da Educação, Fernando Hadad, congratularam-se por tão significativa realização.
No ensejo, aconteceram apresentações culturais, dentre elas, a Orquestra Filarmônica do Ceará, a Banda de Bombeiros e o Maracatu.  
Estudantes brasileiros e estrangeiros, das primeiras turmas da UNILAB foram apresentados à sociedade na ocasião.
O evento contou ainda com a participação maciça do povo redencionista e de outros municípios, ansiosos e felizes pelo acontecimento.


24 de maio de 2011

Formação Continuada – Fortalecimento da Gestão Escolar

A Secretaria da Educação do Município de Redenção, através do Departamento de Ensino, realizou nesta segunda-feira, 23 de maio, mais uma ação de fortalecimento da Gestão Escolar, com o tema “Desenvolvimento de Projetos”, com foco na Educação Ambiental, objetivando trabalhar a temática de forma teórica e prática, visando facilitar o aprimoramento dos projetos desenvolvidos pela Educação, especificamente o Programa Agrinho, estimulando desta forma, a troca de saberes e experiências entre os participantes e as ações desenvolvidas. 
O firmar parcerias e a institucionalização da REDE AGRINHO em Redenção = REDE + EM + A + ÇÃO foi ressaltada pela consultora Vânia Girão, que também destacou a importância dos acordos de cooperação e os grupos de corresponsabilidade.

23 de maio de 2011

Conceber e Fazer: Dispositivos de Diferenciação – Integração na Diversidade Heterogênea

Dando continuidade ao processo de Formação Continuada de Professores, prioridade na gestão da Prefeita Francisca Torres Bezerra - Cimar e da Secretária de Educação, Professora Ana Paula Fonseca Braga, a Secretaria da Educação do Município de Redenção, através do Departamento de Ensino, realizou na sexta-feira, 20 de maio de 2011, o II encontro de Formação Continuada - 2011, voltado para os professores do 1º e 2º anos das escolas da Rede Municipal de Ensino.
O tema do encontro “Conceber e Fazer: Dispositivos de diferenciação – Integração na Diversidade Heterogênea” proporcionou aos docentes e técnicos presentes uma ampla discussão. No ensejo, também foram estudadas “As dez novas competências para ensinar”, de Philipe Perrenoud” que contribuíram para a construção de conhecimentos.
O momento ainda foi de socialização de resultados do SPAECE-ALFA 2010 e de entrega simbólica de certificados referentes a formações anteriores.
Os encontros foram assessorados pela diretora de Ensino da SME, Professora Anália Pinheiro e Professora Alyne, Editora Aprender (2º Ano) e pela Gerente Municipal do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) e pela Supervisora Socorro Silva.
"Que todo conhecimento se transforme em sabedoria...
E que a sabedoria  nos traga um mundo melhor".


18 de maio de 2011

Alimentação Saudável, o Primeiro Passo




O cuidado e a atenção para com os alunos tem sido uma constante preocupação  da Gestão da Prefeita Francisca Torres Bezerra - Cimar e da Secretária de Educação, Ana Paula Fonseca Braga.
Em continuidade ao Projeto "Alimentação Saudável - O Primeiro Passo", a SME promoveu na última quarta-feira, 11 de maio, mais um encontro com gestores das escolas e pais de alunos diabéticos, mapeados no município de Redenção, no total de 20 alunos.
A nutricionista Lívia Sampaio, expôs para os presentes, informações valiosas sobre Diabetes Infantil, detendo-se ao conceito e prevenção em casa e na escola, além de explicar sobre os sintomas e diagnósticos.
Muitas ações têm sido desenvolvidas nas escolas, afim de que as crianças mapeadas sejam incentivadas a adquirirem  hábitos saudáveis, a começar pela inserção do adoçante na merenda escolar, além de produtos naturais advindos da agricultura familiar, como frutas, verduras e legumes.
Outros encontros estão agendados para esclarecimentos, através do estudo de módulos, dentre eles, a capacitação permanente  das merendeiras.

17 de maio de 2011

Formação Continuada: Foco na Educação Infantil e na Educação de Jovens e Adultos.


A Formação Continuada de Professores proporciona instrumentos para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da prática docente, em conformidade com as exigências sociais mais amplas. Nesta perspectiva, a Secretaria Municipal da Educação, através do Departamento de Ensino, com o apoio do Instituto Prisma de Desenvolvimento Humano (IPDH), promoveu na última semana, de 09 a 13 de maio, no Centro de CEI Francisca Arruda Pontes, dois encontros voltados para a Educação Infantil e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas da Rede Municipal de Ensino, com professores e coordenadores pedagógicos das instituições.
A Secretária da Educação, Professora Ana Paula Fonseca Braga, esteve no evento acolhendo a todos os participantes ressaltando a importância da Formação Continuada para os profissionais da educação.
A formação da Educação Infantil está embasada principalmente, na Resolução nº 05/2009, que fixa as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, abordando temas transversais como Meio Ambiente, Saúde, Etnia e Gênero; Literatura e Avaliação e Raciocínio Lógico – Matemático.
Para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), são trabalhados temas como Africanidade e Meio Ambiente, além das Metodologias das disciplinas de Arte, Matemática, Língua Portuguesa e Didática aplicada à sala de aula.
As atividades programadas giram em torno das experiências partilhadas e vivências planejadas pelos mediadores, objetivando uma reflexão com o grupo de professores, que culmina com a ressignificação da prática docente.

11 de maio de 2011

"Uma escola assim eu quero pra mim"

A Secretaria Municipal da Educação do Município de Redenção promoveu nesta quarta-feira, 11 de maio de 2011, no auditório da SME, com total apoio e incentivo da Secretária Ana Paula Fonseca Braga, a II Oficina do Projeto Construindo Histórias Através da Leitura.
O tema do encontro foi “Uma Escola Assim Eu Quero pra Mim” e contou com a presença dos professores do 3º ano das escolas municipais, participantes do projeto, que é coordenado pela Professora Conceição Mesquita, Coordenadora do Núcleo de Educação Inclusiva.
Foram realizadas diversas atividades como: Contação de Histórias, pela equipe do Projeto “A Hora do Jogo”- Professora Célia Fernandes e Rosania Rodrigues; apresentação de práticas com o uso de recursos em gêneros multimodais diversos, que estimulam a leitura e contribuem para o sucesso da aprendizagem: gravuras, fotografias, livros de literatura, músicas, propagandas, computador, vídeos, jogos e materiais concretos para teatralização das histórias (perucas, óculos, máscaras, dentre outros); discussões e reflexões sobre a construção de histórias do gênero narrativo, além da enriquecedora troca de experiências entre os professores, na prática da leitura e contação de histórias.

“Importante na Escola não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade,
É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se amarrar nela”.


Paulo Freire

Formação Continuada: Educação Infantil e EJA

A Secretaria Municipal de Educação do Município de Redenção, através do Departamento de Ensino, promove nesta semana, de 09 a 13 de maio, no Centro de Educação Infantil Francisca Arruda de Pontes, com o apoio do Instituto Prisma de Desenvolvimento Humano-  IPDH, dois encontros de Formação Continuada, com foco na Educação Infantil e na Educação de Jovens e Adultos das escolas da Rede de Ensino, tendo como público-alvo, professores e coordenadores pedagógicos das respectivas modalidades. 
Na terça-feira, 10 de maio, a Secretária Ana Paula Fonseca Braga esteve presente acolhendo os participantes dos eventos e ressaltando a importância das Formações Continuadas para o crescimento dos profissionais da educação.
Os encontros são coordenados pela Diretora de Ensino Anália Pinheiro e pela Coordenadora de Ensino Wilcilane Barreto.
Estas ações contam com o total apoio da Prefeita Cimar.

5 de maio de 2011

Redenção e Agrinho em Defesa do Meio Ambiente


A defesa e a preservação do meio ambiente tem sido uma preocupação constante e nesta perspectiva, a Secretaria Municipal da Educação, através do Núcleo de Programas e Projetos – NPP, em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural – SENAR e em sintonia com o Departamento de Ensino, realizou na quinta-feira, 04 de maio, a Formação do Programa Agrinho 2011 para todos os professores, coordenadores e diretores das escolas rurais da Rede Municipal de ensino que ainda não haviam participado das formações anteriores. Destaca-se que esta ação vem de encontro ao fortalecimento da política de formatação de uma consciência ecológica e cidadã.
O encontro de formação teve como objetivo a apresentação da metodologia do referido programa e orientação para o desenvolvimento das diversas atividades educativas a serem realizadas em sala de aula. O evento foi coordenado pelos Professores Helder Araújo e Iolanda Queiroz, coordenadores do NPP e teve total apoio da Secretária de Educação professora Ana Paula Fonseca Braga, assim como da Prefeita Cimar.
 “Quando amamos, cuidamos e quando cuidamos, amamos”.
(Boff)

4 de maio de 2011

Mobilização para o LSE

No período de 18 a 20 de abril de 2011, participaram da capacitação sobre a metodologia do Levantamento da Situação Escolar – LSE, realizada em Fortaleza, a Assessora Institucional Leilá Lopes, o Técnico em Informática da SME, Jonas Othon e o engenheiro da infraestrutura Sr. Plutarco.
O Levantamento da Situação da Escola – LSE/FNDE, é uma metodologia de orientações das atividades de coleta de dados, informações e avaliação do estado da infraestrutura física, equipamentos, mobiliário e materiais didáticos das escolas públicas que, com o apoio de um sistema informatizado, os compara com os Padrões Mínimos de Funcionamento da Escola – PMFE e emite relatórios de suporte à gestão das redes escolares, estimando as necessidades e os investimentos necessários à sua adequação e melhoria.
A replicação do referido encontro, aconteceu na última terça-feira, 03 de maio, no auditório da SME, onde estiveram presentes diretores e coordenadores das escolas da Rede Municipal. O encontro foi coordenado pelos técnicos da SME e teve total apoio da Secretária de Educação Ana Paula Fonseca Braga, que disponibilizou todo o material necessário para a realização dos trabalhos.

2 de maio de 2011

Fortalecendo parcerias na busca de melhores resultados

Unidos, Secretaria da Educação de Redenção, CREDE 08 e Escolas Estaduais buscam melhores resultados de seus indicadores nas avaliações externas.

Fortalecer parcerias, analisar resultados e buscar possíveis soluções para a melhoria dos indicadores foi o objetivo do encontro que aconteceu nesta segunda-feira, 02 de maio de 2011, no auditório da Secretaria Municipal da Educação do Município de Redenção,  envolvendo CREDE 08, Secretaria Municipal de Educação e Escolas Estaduais de Redenção, por ocasião da Socialização dos Resultados do Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará - SPAECE 2010.
No fortalecimento da parceria Município/Estado, ficaram agendados futuros encontros, seminários, visitas às comunidades e eventos envolvendo alunos, como os aulões.
Estiveram presentes, a Secretária de Educação, Professora Ana Paula Fonseca Braga e equipe da SME, as representantes da CREDE 08, a Coordenadora, Professora Lúcia Torres e a Coordenadora do NRDAS, Professora Áurea Martins e os diretores das escolas estaduais: Rita Ferreira - Adolfo Ferreira de Sousa, Sandra Feitosa - Camilo Brasiliense, Elvis Bruno - Dr. Brunilo Jacó e Zeneida de Oliveira - PE. Saraiva Leão.



Alinhando Propostas e Acertando o Passo





A SME realizou um momento importante e bastante oportuno nos dias 28 e 29 de abril de 2011. Referimo-nos aos encontros de Formação Continuada com a Equipe de Ensino objetivando a atualização das atribuições do Supervisor Escolar, avaliação dos instrumentais de Acompanhamento Pedagógico às escolas e a elaboração da Proposta Curricular do Ensino Fundamental da Rede Municipal.
Com a dinâmica “Café Mundial – Construindo o Futuro pelo Diálogo”, a Consultora da SME Professora Marlene Amâncio com o objetivo de sintonizar e alinhar o passo no exercício de acompanhamento pedagógico da Supervisão Escolar iniciou o processo de elaboração do Currículo para as escolas municipais. Destaca- se a participação de representantes dos Professores dos anos iniciais (1º, 2º e 3º ano) e Técnicos da Secretaria.