28 de setembro de 2011

OFICINA DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO







A Secretaria da Educação de Redenção na pessoa da professora Ana Paula Fonseca Braga fez nesta terça-feira (26) adesão a Rede de Mobilização Social Pela Educação. Essa adesão contou com total apoio da Gestora Municipal Francisca Torres Bezerra-Cimar e oportunizou uma oficina de 12h direcionada aos gestores escolares da rede publica e privada do município, representante de pais, Conselho Tutelar, Conselho do FUNDEB, comunicadores da Rádio Som Zoom Sat e técnicos da SME.
A Oficina foi desenvolvida pelo consultor do MEC através da UNESCO o Sr. Sergio Maia. No primeiro momento foi apresentado aos participantes o quadro educacional brasileiro para que os participantes refletissem e ao mesmo tempo fizessem um paralelo com a educação no município.
Em seguida, foi apresentado o PLANO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO (PMSE), cujo objetivo e garantir a todos e a cada um dos brasileiros o direito de aprender, tendo como foco as escolas, famílias, órgãos, conselhos e entidades de proteção, formando uma rede de proteção integral, através dos mobilizadores sociais (instituições religiosas e da sociedade civil, entidades de representação, empresas, organizações não governamentais, lideranças e voluntários dos diversos segmentos da sociedade).
Culminando a oficina foi elaborado coletivamente o Plano de Mobilização Social Pela Educação de Redenção composto de 20 ações a ser desenvolvidas e formado o primeiro Comitê de Mobilização Social.

22 de setembro de 2011

Desenvolvendo Pessoas, Construindo Resultados

A Secretaria Municipal de Educação, através do Núcleo de Tecnologia Municipal - NTM, em sintonia com o Departamento de Ensino realiza nesta quinta-feira, 22 de setembro, a prova interna do Projeto Desenvovendo Pessoas, Construindo Resultados. A prova consiste em um disagnóstico das turmas de 5º e 9º anos de toda a Rede Municipal, tendo como foco, o trabalho com os descritores das matrizes de referência e tem envolvido no processo avaliativo os mais de novecentos alunos das respectivas séries avaliadas, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática..

20 de setembro de 2011

Educação de Jovens e Adultos - Um Novo Olhar

Em continuidade ao processo de elaboração da Proposta Curricular de Ensino reuniram-se na ultima quinta-feira os professores da Educação de Jovens e Adultos das escolas municipais, coordenadora da EJA municipal a profª Wilcilane e a assessora Vânia Girão Linhares, para discutirem as temáticas curriculares da EJA que devem fazer parte da PC do município no segmento de jovens e adultos.
No período da manhã esteve presente a pró-reitora de Graduação de Ensino da UNILAB, Jacqueline Freire que falou sobre a Educação de Jovens e Adultos e Cooperação Sul-Sul (Ecoss). O Programa ECOSS é um projeto de iniciativa da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) em parceria com outras instituições, entre as quais está a Ação Educativa, como um das representantes da sociedade civil. Ele se insere no contexto de implementação de Centros de Referência em Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A proposta do ECOSS é incentivar a cooperação internacional solidária entre o Brasil e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) criando um Centro de Referência em EJA com foco na cooperação Sul-Sul. O Programa contempla atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária.




Quando Ler é Saber e Sabor: Caminhos para a Leitura

 Aconteceu neste mês de setembro, a IV Oficina Construindo Histórias Através da Leitura, com o tema, “Quando Ler é Saber e Sabor: Caminhos para a Leitura”.
O objetivo foi a realização de estudo sobre as hipótese e estratégias da leitura. Na oportunidade foi feita a apresentação do instrumento de avaliação diagnóstica das 09 capacidades necessárias para o bom desenvolvimento da leitura e da escrita, para a aplicação em sala de aula:
1.      Compreender diferenças entre o sistema de escrita e outras formas de representação;
2.      Conhecer o alfabeto e diferentes tipos de letras;
3.      Dominar convenções gráficas;
4.      Reconhecer unidades fonológicas;
5.      Dominar a natureza alfabética do sistema de escrita;
6.      Dominar relações entre fonemas e grafemas;
7.      Ler e compreender palavras;
8.      Ler e compreender frases;
9.      Compreender globalmente o sentido do texto.
O momento foi muito rico e teve como atividades
·         A construção dos livros “Histórias do Coração”, vol.II, contendo histórias que marcaram a infância do professor e “A Descoberta da Leitura”, baseado no livro “ A menina que descobriu o mistério das palavras” (Acervo do PAIC – 2011), todo confeccionado em tecido;
·         Apresentação do livro “Diversidade”, de Tatiana Belinky e planejamento de ações para a sala de aula – Acervo 680;
·         Contação e vivências de histórias através de músicas, desenhos e costuras.
A oficina foi ministrada pelas professoras Conceição Mesquita – Coordenadora do AEE e Célia Fernandes , do Projeto “ Hora do Jogo”.

Melhores Momentos










 
   

Convite do Agrinho

A Escola Municipal Cel. Vicente Ferreira do Vale e  Agrinho em Defesa do Meio Ambiente convidam a todos para a Culminância do PROGRAMA AGRINHO 2001. Na ocasião haverá passeata na comunidade, apresentações de trabalhos, dramatizações, exposição de recicláveis e desfiles. 
A programação é organizada por todos os professores, alunos e núcleo gestor da referida escola.
A escola convida  a todos a participarem!
DIA: 20/09/2011
HORÁRIO: 14 h
LOCAL: Escola Municipal Cel. Vicente Ferreira do Vale
Endereço: Rua Vicente Ferreira do Vale, 40. Localidade de Boa Fé.
RELATÓRIO


A escola Cel. Vicente Ferreira do Vale, realizou no dia 20 de setembro de 2011 a culminância do Programa Agrinho, que por sua vez teve como foco principal o Projeto “Lixo: Todo dia é dia de preservar”. A escola já trabalha o mesmo projeto há dois anos e pode-se dizer que a comunidade está colhendo bons resultados em relação à limpeza e a preservação ambiental. Na ocasião esteve presente a comunidade escolar, pais de alunos, técnicos da secretaria da educação onde presenciaram várias ações relacionadas ao projeto. Dentre essas ações a escola realizou uma passeata pela comunidade com a participação dos alunos, pais, professores, funcionários da escola e núcleo gestor; com faixas, cartazes, carro de som e ainda foram apresentadas peças teatrais, danças, coro falado, desfile de roupas com materiais recicláveis e confecção de objetos pelos alunos e por pessoas da comunidade. O Programa agrinho vem sendo bem aceito pelos educandos, e através dele já podemos perceber algumas ações positivas tanto da comunidade escolar como da comunidade local no que se refere à mudança de hábitos, e de respeito à natureza.
Professora Helenice Silveira
Coordenadora Pedagógica


Formação do 1º e 2º Anos
No dia 16 de setembro de 2011 aconteceu na SME de Redenção mais um momento de formação continuada para os professores de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Os grupos foram acolhidos pelas professoras Eliete e Imaculada. Nas referidas formações foram  abordados temas como  intervenções pedagógicas em sala de aula, reflexões sobre leitura, situações e oportunidades  de usos reais da leitura e da escrita, ambientes de letramento e  estratégias de reconto oral e reconto escrito.   Na ocasião foram promovidos momentos de reflexões sobre a teoria e a prática educativa, com discussões sobre aspectos teóricos- metodológicos que norteiam as ações desenvolvidas em sala de aula.    A  socialização das experiências exitosas   de sala de aula também um momento privilegiado  de troca de experiências entre os professores. Já o trabalho com o texto “Foram muitos, os professores” de Bartolomeu Campos de Queiroz conseguiu proporcionar a todos os professores do 1º ano  uma viagem bastante  poética pelas memórias da infância no âmbito das  aprendizagens formais e informais e relação família-escola.



13 de setembro de 2011

O FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA BRILHANDO NO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO


O Fogo foi o símbolo escolhido em 1937 pelos gaúchos para representar o ardor patriótico do povo brasileiro.
A idéia do Fogo Simbólico da Pátria foi aceita em todo território nacional e por intermédio da Liga da Defesa Nacional, entidade dedicada às causas cívicas – patrióticas busca manter a chama acesa no coração de todo cidadão, representando a união de todos os brasileiros e um ato de amor ao nosso Brasil.
O Município de Redenção representado pela Prefeita Francisca Torres Bezerra – Cimar e a professora Ana Paula Fonseca Braga, Secretária Municipal da Educação em união com todos munícipes todos os anos no mês de setembro se une à Liga da Defesa Nacional estabelecendo um elo com a Presidente da LDN- Diretoria Estadual do Ceará, a Senhora Margarida Maria Borges de Carvalho na luta pela divulgação dos valores morais, enfatizando a valorização da juventude através de seu preparo intelectual para a concretização de um país justo e democrático.
Neste ano de 2011, a solenidade do Fogo Simbólico da Pátria foi organizado no município pela professora Neisse Evangelista da Costa- Assessora de Planejamento e Gestão Educacional e tivemos a participação de um grupo de atleta da Escola Cel. Vicente Ferreira do Vale na solenidade de apresentação do fogo Simbólico da Pátria tendo a frente o atleta vencedor do 3º lugar de salto a distância na categoria de 12 a 14 anos da olimpíada escolares do ceará -2011 que apresentou o fogo à Exma. Prefeita fazendo a abertura oficial do desfile estudantil de 07 de setembro.


Neisse Evangelista da Costa
Assessora de Planejamento e Gestão Educacional

12 de setembro de 2011

UNILAB tem Aula Inaugural de sua 1ª turma de Pós-Graduação

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB realizou na sexta-feira, 09 de setembro, a aula inaugural da sua 1ª turma de Pós-graduação.
A turma do curso de Pós-graduação Lato-sensu em História e Cultura Afro-brasileira, Indígena e Africana é formada por total de 50 professores da Rede Municipal de Ensino e é mais uma parceria da Universidade com a Prefeitura Municipal de Redenção, por meio da Prefeita Francisca Torres Bezerra, através da Secretaria de Educação. O curso constitui-se em mais uma etapa na busca de se oferecer oportunidades aos educadores para a construção e apropriação de conhecimentos que permitam a presença de questões sócias nas escolas redencionistas.
“Desde o início do processo de instalação da UNILAB, o município, por meio da SME tem tido toda a disponibilidade em promover ações de parceria, através de Audiências Públicas, instauração do Projeto “As Cores de Redenção”, Seminários de Consciência Negra, o Prêmio de Promoção da Igualdade Racial e realização da primeira Pesquisa com o tema “Redenção na Perspectiva da UNILAB”, para não fugir ao pioneirismo dos redencionistas, com temas sempre voltados para a igualdade racial, adoção de atitudes de respeito às diferenças e de repúdio às injustiças e discriminações, a valorização da cultura afro-brasileira, contextualizadas a partir do município em que vivemos num processo fortalecido pela vinda da Universidade”, ressaltou a Secretária da Educação, a Professora Ana Paula Fonseca Braga, em seu discurso.
O evento contou com a presença da Prefeita Cimar, da Secretária de Educação, do Reitor Dr. Paulo Speller, das Pró-Reitoras Jaqueline Freire e Stella, docentes da UNILAB e professores selecionados para o curso.


9 de setembro de 2011

2011 “Ano Internacional da Química”

A Secretaria Municipal da Educação, através do Núcleo de Programas e Projetos (NPP) em sintonia com o Departamento de Ensino visando fortalecer os conhecimentos dos alunos do 9º ano resolveu fazer a inscrição dos mesmos na Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQjr).
Destaca-se ainda, que este ano de 2011 sob o tema “Química – A nossa vida o nosso futuro”, celebra-se o Ano Internacional da Química, ressaltando as contribuições desta área para o bem da humanidade.
A SME conta com a participação de cada um para a realização com sucesso desta atividade!




PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO

Estiveram reunidos no auditório da SME hoje, 09 de setembro, os professores do Programa Brasil Alfabetizado, coordenadores do programa e o formador do IPDH responsável pela Formação Continuada para a finalização das atividades pedagógicas referentes ao Programa de Alfabetização de Adultos, ano base 2010/2011.

No encontro também foi socializado o calendário de encerramento do programa nas comunidades que acontecerá no período de 27 de setembro a 07 de outubro, onde na oportunidade estarão sendo entregue aos alfabetizandos o certificado de participação com êxito no programa de alfabetização.



Redenção comemora Semana da Pátria


O Município de Redenção, na gestão da Prefeita Francisca Torres Bezerra e da Secretária de Educação, Professora Ana Paula Fonseca Braga tem resgatado a importância da realização de atos cívicos para o despertar do amor e respeito à Pátria.
A programação da Semana da Pátria no Município este ano, contou com diversos atos solenes. Durante toda a semana, escolas da Rede Municipal de Ensino realizaram desfiles e concentrações cívicas em suas localidades.
Outra ação desenvolvida pela SME, desde o ano de 2010, neste período é o desenvolvimento do projeto de cunho ambiental, “Redenção que te Quero Ver Verde”, que tem como objetivo principal, despertar a consciência ambiental de conservação e preservação do meio, no qual estamos inseridos.
Culminando a programação cívica, aconteceu no dia 06 de agosto, nas ruas de Redenção, o desfile cívico, que contou com a participação em massa das escolas públicas e municipais da sede municipal e com representações de escolas de alguns distritos, animadas com Bandas de Música, Bandas Marciais e Fanfarras. Um dos momentos marcantes do evento foi a abertura, quando a Prefeita Cimar recebeu das mãos de atletas, a Pira da Pátria e declarou abertas as festividades.
O evento contou com a presença de muitas autoridades, além da Prefeita, Secretários do Governo Municipal, o Presidente da Câmara Municipal e Vereadores, Representante da CREDE 08, da Unilab, Diretores de escolas e a presença maciça da população do município que movimentaram as principais ruas da cidade.


Escola Francisco Januário - Olho 
D'agua do Constantino


Redenção e o Direito de Aprender

Pesquisa de Boas Práticas – Estadual e Nacional
A SME, através do seu Departamento de Ensino realizou junto aos Professores de 5º ano, Professores de Língua Portuguesa e Matemática, do 6º ao 9º ano e Coordenadores Pedagógicos a socialização dos resultados da pesquisa de Boas Práticas Ceará 2010 e a Pesquisa Nacional “Caminhos do Direito de Aprender”.
A socialização da pesquisa foi um dos temas do momento de Formação Continuada do Projeto “Desenvolvendo Pessoas, Construindo Resultados” que foi permeado de debates e reflexões acerca das habilidades e competências com foco na construção de resultados e na garantia do direito de aprender dos nossos estudantes. Registra-se a participação da Secretária de Educação Ana Paula Fonseca no evento e dos especialistas na elaboração de itens que ministraram a formação: Professora Erotildes Moreira, Professora Gina Parente e Professor Marcos Silvano.
Percebe-se que as ações de avaliar, planejar, monitorar e identificar obstáculos são emergentes e  a SME de Redenção está fazendo isto e tem consciência que precisa alinhar o planejamento fazendo a transposição dos conhecimentos adquiridos nos encontros de formação para garantir a aprendizagem.



PROJETO ESTRADA A FORA
Aconteceu na Secretaria Municipal da Educação, o II Encontro do Projeto "Estrada a Fora" que tem como público-alvo, os motoristas da SME. 
O momento contou com a presença da Secretária de Educação, Professora Ana Paula Fonseca Braga, a responsável pelo Núcleo Técnico do Transporte Escolar, Grace Kelly e foi coordenado pelas formadoras do Eixo de Literatura do PAIC, Angélica Bezerra e Shirlene Alves.
O principal objetivo do encontro foi o fortalecimento de ações de incentivo À leitura.