29 de janeiro de 2014

Escolas de Redenção preparam documentário para Feira da Cultura Negra

Representantes de todas as principais escolas da rede de educação de Redenção reuniram-se na manhã de hoje (29/1) para distribuir as tarefas para a construção do documentário curta-metragem sobre cultura negra que será exibido durante a Feira de Desenvolvimento Local, a ser realizada nos dia 21 e 22 de março (período da comemoração do aniversário da abolição em Redenção), na Praça da Matriz, numa parceria da Prefeitura Municipal com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A Feira Cultural irá fomentar o empreendedorismo étnico e fortalecer a cultura negra na cidade.

São 17 escolas participantes, que vão trabalhar os temas tradição oral, educação patrimonial, pesquisa histórica, cultura negra hoje e cultura negra no passado.“Muito mais do que um evento cultural, a Feira é resultado de um conjunto de iniciativas colaborativas, coletivas e inclusivas, num ambiente de encontro e valorização da cultura”, explica Eliane Silva, Secretária da Educação.

Com esse formato, a Feira traz à tona uma discussão bastante freqüente quando o assunto é urbanismo: as variadas formas de ocupação do espaço público em prol da diversidade cultural. Este conceito de evento é uma afirmação de que a cultura negra também faz parte da cidade e apresenta, nos dias de hoje, um cenário favorável não só na questão cultural, mas também, no cenário de bens de consumo.

27 de janeiro de 2014

Redenção sedia encontro com o Comitê de Enfrentamento às Drogas do Ministério Público Estadual

Na última sexta-feira, 24 de janeiro, Redenção recebeu comitiva do Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas do Ministério Público do Estado do Ceará, sendo a terceira cidade a sediar o encontro em 2014. O evento foi realizado na Câmara Municipal Redenção, tendo como tema: “Quando se escolhem as drogas, abandona-se a vida”.

Os convidados foram recepcionados por Vastir Ferreira Bandeira, presidente da Câmara e demais vereadores, assim como Eliane Silva, Secretária da Educação e demais Secretários. Na ocasião, Eliane Silva, que representava o prefeito Manuel Bandeira, garantiu a criação do Conselho Municipal sobre Drogas e o Fundo Municipal de Políticas sobre Drogas.

Os painéis e os grupos de trabalho discutiram a questão das drogas sob os aspectos da reinserção social, da segurança pública, da saúde mental, da prevenção e do tratamento. Na ocasião foram discutidas e traçadas metas de Prevenção/Tratamento e Reinserção Social/Segurança Pública a serem adotadas no enfrentamento às drogas pelo município de Redenção.

O evento contou com a participação de Isabel Maria Salustiano Arruda Porto, Promotora de Justiça de Defesa da Saúde Pública; Eliani Alves Nobre, vice-procuradora Geral de Justiça e Presidente do Comitê Enfrentamento às Drogas; Felipe Seabra, Promotor de Justiça Titular de Redenção; Déborah Cavalcante de Oliveira Salomão Guarines, Juiza de Redenção; da Delegacia de Polícia de Redenção; Profissionais de Saúde; da Educação e do Direito; Policiais Civis e Militares; Conselho de Saúde; Conselho Tutelar; CREAS; CRAS; CAPS e sociedade civil.

23 de janeiro de 2014

Redenção realizará feira de desenvolvimento sustentável focada na cultura negra

A Secretaria de Educação de Redenção (SME) recebeu na manhã de hoje (23/01) a museóloga, especializada em economia criativa, Rose, que é consultora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Ceará. O objetivo do encontro foi discutir a participação da SME na 1ª Feira de Desenvolvimento Sustentável de Redenção, fruto de parceria da Prefeitura Municipal com o Sebrae.

O objetivo da Feira na "Terra da Liberdade" é fomentar o desenvolvimento local, por meio do incentivo às potencialidades da cidade. O evento pretende mostrar o que há em Redenção relacionado à cultura popular, mais precisamente a cultura negra, traduzida em vários elementos do passado e do presente do município, que entrou para a história como pioneiro na abolição da escravatura e que hoje conta com estudantes do continente africano, com representantes de nove países estudando na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro (UNILAB). A Feira será realizada nos dia 21 e 22 de março (período da comemoração do aniversário da abolição em Redenção), na Praça da Matriz.

O evento será traduzido através de uma mostra completa, que abordará arte, estética, agricultura, produtos inovadores em comércio e serviços, artesanato sustentável, educação patrimonial, desenvolvimento do turismo e produção de audiovisual. A perspectiva do evento, segunda Rose, é "impulsionar o desenvolvimento econômico", disse.

Além disso, a consultora do Sebrae afirmou ser fundamental centralizar os esforços do evento conjuntamente com as ações de educação. "A Educação terá um papel quase que fundamental neste evento. Porque, primeiro, é educação, e, depois, por ter a Unilab aqui. Ambos reportam a cultura negra. A proposta é que trabalhemos o envolvimento das escolas e vamos pensar alternativas focadas na educação. Iremos realizar oficinas, também em parceria com os alunos da UNILAB, sempre com o objetivo de resgatar a cultura negra e encontrar nesses elementos o potencial econômico", explicou a consultora do Sebrae.

"O destaque do evento ficará por conta do curta-metragem que iremos produzir", antecipa a Secretária da Educação, Eliane Silva, que esteve presente no encontro que trouxe como proposta a produção de um vídeo focando a ancestralidade afro-brasileira da cidade e que será produzido por meio de encontro com escolas da rede de educação e que será apresentado durante a mostra em março. "A nossa meta é contar a nossa história e também mostrar as belezas que se traduzem cotidianamente nesta cidade. Tudo isso envolvendo nossos estudantes e estimulando o aprendizado", afirma Eliane.

Eliane Silva: Em 2014, há muito mais por fazer e lutar!

A educação básica é o caminho para assegurar a todos a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer os meios para progredir em todos os aspectos da vida. Atualmente, se desenvolve em Redenção o maior projeto educacional de sua história. Essa nova trajetória começou a ser escrita em janeiro de 2013, com a chegada do povo ao poder, que levou a constituição de um governo popular, focado no desenvolvimento de nossa cidade.

Tenho orgulho de dizer que conduzo, junto ao Prefeito Manuel Banderia, esse projeto transformador em nossa educação, que está aprimorando os recursos de formação e gestão escolar, ao possibilitar trocas entre especialistas, gestores, coordenadores pedagógicos, professores e representantes da comunidade escolar.

Implantamos em Redenção horas destinadas atividades extraclasse, que incluem planejamento e formação, assim como investimos em uma série de cursos que levam aos nossos profissionais proeficiência em diversos segmentos da educação básica.

Focamos na condução de mecanismos modernos, como diário de classe virtual e aintrodução de metodologias educacionais que modificam a perspectiva tradicional da educação hierarquizada e coloca o aluno no centro do processo educacional, vendo-o como o elemento fundamental de um amplo movimento de idéias e de propostas.

Sendo assim, posso dizer, com muita alegria, que avançamos ao introduzir idéias e técnicas que vêm tornando o processo educativo mais eficiente, acertivo e mais realizador para o ser humano, para o nosso educando.

A fórmula do bom desempenho a gente não esconde: professores com muita disponibilidade em ajudar e uma escola cada vez mais acolhedora e humana. É assim, com muita criatividade, novas apostas e muito esforço que acreditamos que a educação se transforma, cada vez mais, na maior aposta para mudar a vida do povo redencionista.

A verdadeira liberdade vem através do aprendizado. Só ele muda o mundo. Por tudo isso, meus queridos, é que desejo mais um ano letivo de prosperidade e dedicação, pois há muito mais por fazer e lutar em nossa Redenção!


Eliane Silva
Secretária da Educação

16 de janeiro de 2014

Seminário do PNAIC mobiliza educadores da Rede Municipal de Ensino de Redenção

Uma manhã dedicada aos relatos das experiências exitosas dos professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino de Redenção movimentou o ginásio da Secretaria de Educação da cidade, com a realização do I Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC.

69 professores alfabetizadores, diretores, professores de suporte pedagógico à docência e educandos participaram do encontro. "Hoje nos reunimos a nossa rede de educação e confirmamos mais uma vez que todas as ações propostas pelo Pacto estão sendo desenvolvidas, pois temos a convicção de que o uso de material didático de qualidade, a formação continuada, o acompanhamento pedagógico e o monitoramento da aprendizagem associado ao diálogo permanente entre Secretaria de educação e escolas contribuirá em muito para a garantia dos direitos de aprendizagem das nossas crianças", explicou a Secretária da Educação, Eliane Silva.

O PNAIC é uma iniciativa do Ministério da Educação e conta com a participação articulada do governo federal  e dos governos  estaduais  e municipais, dispostos  a mobilizar esforços e recursos a fim de valorizar e apoiar professores e escolas, proporcionando materiais didáticos de alta qualidade para todas as crianças e implementando  sistemas adequados de avaliação, gestão e monitoramento da educação.

O evento contou apresentações culturais do Coral Melodia das Crianças, da Escola Joaquim Simão; do espetáculo teatral “O rato”, realizado pelos alunos da Escola Deputado Antonio Jacó; e com a contação da história “A festa no céu”, realizada pelos educandos da Escola Manoel Saraiva.

Na seqüência, foi proferida a palestra “A avaliação no ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º ano)”, realizada por Cristianny Portela, seguida de debate e apresentação de experiências pelas escolas. "Estão de parabéns todos os professores, e as Orientadoras de Estudos da formação do PNAIC", completou Eliane.

Saiba mais sobre o PNAIC em Redenção
Ao aderir ao PACTO  o  Município de Redenção se compromete a promover todas as ações necessárias para alcançar os objetivos do PACTO incluindo a mobilização dos atores sociais e políticos e implementação de programas específicos, tais como as ações do pacto; apoiar e viabilizar os encontros de formação  continuada dos Orientadores de Estudos e dos professores alfabetizadores; realizar o acompanhamento às turmas e monitoramento da aprendizagem dos alunos do ciclo de alfabetização; alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática até o final do 3º ano; e viabilizar as condições necessárias à realização das  avaliações externas, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental.

Com a implementação do PNAIC o município de Redenção recebeu diversos matérias do  MEC para uso dos formadores, professores e alunos, entre os quais:
- Módulos Temáticos para uso na formação dos  professores  alfabetizadores;
- Acervo literário e  obras complementares para compor os cantinhos de leitura das turmas de 1º ao 3º ano;
- Jogos de alfabetização para uso em sala de sala.

Ampliação das bolsas
O  programa disponibiliza bolsas de incentivo à formação para professores alfabetizadores, mas apenas para os que estavam inscritos no Censo Escolar do ano de 2012. Em 2013 nós tínhamos 10 professores alfabetizadores que não estavam inscritos no Censo Escolar do ano anterior, portanto, não tinham direito à bolsa do MEC. Nesse sentido, o município de Redenção, através da  Secretaria Municipal  de Educação, entendendo ser justo que todos do grupo tivessem direito à sua bolsa, tomou a iniciativa e através da Lei 1.495 de 28/06/2013, instituir o pagamento durante o ano  de 2013 da bolsa a 10 dos 69 professores alfabetizadores e no mesmo valor da bolsa do MEC, garantindo assim a equidade de direitos entre os professores participantes do programa.