28 de julho de 2014

Escolas de Redenção recebem comenda do “Prêmio Escola Nota Dez”

Diante do resultado de 12 escolas da cidade de Redenção, no Maciço do Baturité, a Secretaria de Educação da cidade recebeu uma comenda alusiva a proficiência dos alunos do segundo ano do ensino fundamental na edição de 2013 do Prêmio Escola Nota Dez, do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) e do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic +5), promovido pelo Governo do Estado do Ceará.

A premiação, que a cada ano destaca os resultados do exercício anterior, avultou as escolas de redenção na melhor classificação na classe citada. Segundo a secretária de educação, Eliane Silva, a conquista veio através do empenho de diretores, coordenadores, gestores escolas e professores, que estão reconduzindo a política educacional da cidade a patamares de bom desempenho, tanto no ensino fundamental como no médio. “Ampliamos as formações e o estímulo a transformação do aprendizado, que reanimou nossos alunos”, destacou Eliane.

A secretária do município recebeu a comenda das mãos da coordenadora da Crede 08, Jucineide Fernandes e da coordenadora da COPEM-SEDUC, Socorro Leal.

Saiba mais sobre o “Prêmio Escola Nota Dez”

Criado em junho de 2009, com o objetivo de fortalecer, valorizar e ampliar o trabalho que vem sendo empreendido pelas escolas em relação aos resultados de alfabetização, o “Prêmio Escola Nota Dez” é conferido a até 150 (cento e cinquenta) escolas públicas que apresentarem os critérios de: (I) ter pelo menos 20 (vinte) alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental regular; (II) ter o Indicador de Desempenho Escolar de Alfabetização/ IDE-Alfa situado no intervalo entre 8,5 e 10,0. Além disso, garante contribuição financeiro até 150 escolas com menores IDE-Alfa.

O valor da premiação por escola é calculado considerando a per capita por aluno de R$ 2.000,00,( dois mil reais) correspondente à multiplicação do número de alunos do segundo e do quinto anos do ensino fundamental avaliados pelo SPAECE. As escolas com menores IDE-Alfa e IDE 5 receberão contribuição financeira equivalente à multiplicação do número de alunos do 2º e do 5º anos do ensino fundamental pelo valor per capita de R$1.000,00 (hum mil reais), para implementação do plano de melhoria dos resultados de alfabetização e 5º ano para as escolas que obtiveram os menores resultados no IDE-Alfa e IDE 5.

O prêmio funciona:

· Como política indutora para as escolas melhorarem seus resultados;

· Como política apoiadora às escolas com menores resultados;

· Está subsidiado em um modelo a aprendizagem institucional focado na disseminação de boas práticas de gestão e pedagógica;

· Fortalecer a melhoria da qualidade na aprendizagem dos alunos do 2º e 5º anos do ensino fundamental da rede pública.


Unilab certifica concludentes do Curso de Gestão Escolar no Maciço de Baturité

 A Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Redenção (SME), entregou na última semana os certificados do Curso de Gestão Escolar no Maciço de Baturité, que teve a coordenação da Professora Sofia Lerche (OBEM).

Participaram do encontro, além dos professores que passaram pelo curso, o Reitor da UECE, Jackson Sampaio, a reitora da Unilab,Nilma Lino, a Coordenadora da Crede 08, Jucineide Fernandes, e a secretaria da Educação de Redenção Eliane Silva. A solenidade foi prestigiada ainda pelos secretários de educação outros municípios da região e gestores escolares do maciço de Baturité.