30 de março de 2010
IPHD DESENVOLVE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/CULTURA AFRO-BRASILEIRA E CULTURA INDÍGENA NAS ESCOLAS
Fonte: IPDH – Rua dos Flamboyantes 124, Papicu – Fortaleza
24 de março de 2010
Relatório do Projeto: “As Cores de Redenção”
Considerando o contexto histórico municipal, que foi a primeira cidade brasileira a libertar os negros escravizados, observando a Lei 10.639/2003 que estabelece a obrigatoriedade do Ensino de História Cultura Afro-Brasileira e Africana em todo território nacional e atentando para a necessidade de atualização e aprimoramento da prática docente, o Projeto “As Cores de Redenção”, foi idealizado e implantado em março de 2009, neste Município.
A ação inicial do referido projeto foi oferecer uma capacitação para os professores de História e Coordenadores Pedagógicos objetivando o aprofundamento das teorias e práticas dos docentes, contribuindo desta forma, para a construção, democratização e ressignificação de conhecimentos. Propôs – se ainda à implementação da Lei 10.639/2003, enfocando a História do Negro dentro do contexto histórico de Redenção com o advento da UNILAB – Universidade da Integração de Lusofonia Afro-brasileira que terá sua sede em Redenção.
Ao longo do curso refletiu – se sobre o ser negro e a negritude como sentimento inserido na alma e no coração do homem. Discutiu – se sobre o grande equívoco histórico de que o africano escravizado sofreu de maneira passiva todos os maus tratos praticados pelos seus senhores, o que não é verdade, porque os processos de luta e organização dos africanos escravizados e de seus descendentes foram permeados de esforços, coragem e indignação, e não apatia ou passividade, como se acreditou durante muitos anos no Brasil. Vimos também que após a libertação oficial, instituída por força da lei, a resistência negra tomou outras formas, os negros brasileiros tiveram que programar um longo e árduo processo de construção de igualdade até porque a nova situação não foi aceita de forma imediata pela sociedade brasileira. Compreendeu – se que o processo cultural é dinâmico e que a força da matriz religiosa é fator importante na construção das identidades culturais, e, de forma nítida percebe - se a presença negra e sua contribuição na formação do patrimônio histórico - cultural brasileiro.
A abordagem metodológica de cada tema possibilitou a percepção e o resgate da contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política do Brasil, além de ter embasado as discussões referentes aos conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais. Foi notória e relevante a participação, o envolvimento dos educadores, o despertar para uma conscientização no campo da aceitação do outro, bem como, a quebra de paradigmas e a mudança de posturas.
Urge o rebento das algemas da ignorância, como outrora fizeram os negros escravizados! Acreditamos que isto será possível através da educação.
Maria Anália Pinheiro de Lima
Diretora do Departamento de Ensino
18 de março de 2010
DOIS ÔNIBUS JÁ NO MUNICÍPIO.
Com a intenção de oferecer melhores condições de transporte aos alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura Municipal de Redenção adquiriu mais três veículos para o transporte escolar do município, dois destes já se encontram no município.
Trata-se de dois ônibus zero quilômetro, com capacidade para 44 passageiros sentados, que servirá à Secretaria de Educação para transporte das crianças e adolescentes que precisam deslocar-se para estudar.
Segundo a prefeita municipal Francisca Torres Bezerra (Cimar), os veículos irão oferecer melhores condições de transporte aos estudantes que dependem do transporte público escolar.
Intervenção Psicopedagógica ressignificando o processo avaliativo nas turmas de 2º Ano da rede municipal.
Nos dias 17 e 18 deste, o Departamento de Ensino, através da equipe do PAIC promoveu junto aos coordenadores pedagógicos e professores uma oficina intitulada “Na Magia do Aprender”, cujo objetivo é desenvolver o projeto de intervenção psicopedagógica nas salas de aula do 2º ano da rede municipal.
Ao desenvolver esse Projeto a Secretaria Municipal da Educação do Município de Redenção acredita que não basta garantir à criança apenas o acesso à leitura e escrita; é importante que ela se torne leitor, produtor de textos e desenvolva habilidades matemáticas. O processo de alfabetização é instrumento decisivo para a conquista e exercício da cidadania.
O Projeto será trabalhado através de uma metodologia diversificada, baseada numa seleção de conteúdos que possa suprir suas defasagens de aprendizagem, e de um acompanhamento contínuo, buscando diagnosticar dificuldades e avanços no processo de ensino-aprendizagem. No mês de junho, os alunos serão encaminhados para, no mínimo uma série a frente da que foram inicialmente matriculados de acordo com a avaliação do grupo escola/SME.
Organização do projeto:
PÚBLICO ALVO:
• Alunos do 2º Ano da Rede Municipal
PERÍODO:
• Abril/Maio e Junho de 2010
RESPONSÁVEL:
• Maria da Conceição Mesquita da Silva – Psicopedagoga Institucional
RESPONSÁVEL PARA EXECUÇÃO DO PROJETO NA ESCOLA:
• Coordenador Pedagógico e Professores
COORDENAÇÃO GERAL:
• Secretária de Educação Municipal Prof.ª Ana Paula Fonseca Braga
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:
• Assessora pedagógica Prof.ª Anália Pinheiro de Lima
ASSESSORIA TÉCNICA:
• Equipe do PAIC
EIXO DO PROJETO:
• Índice de Reprovação nas turmas de 2º Ano nas Escolas da Rede Municipal
Encontro com Coordenadores do 2º Ano.
Esta oficina teve a assessoria pedagógica da Diretora de Ensino a profª Anália Pinheiro e a Equipe Municipal do PAIC.
10 de março de 2010
BRASIL SORRIDENTE - A SAÚDE BUCAL LEVADA A SÉRIO
A Escola Municipal Dr. Edmilson Barros de Oliveira acolheu com alegria os alunos do Instituto Educacional Logos que prestigiaram o evento e o Grupo de teatro da CAGECE coordenado pela Sra. Vitória Lopes. Na oportunidade houve a distribuição de revistas em quadrinhos conscientizando as crianças sobre o NÃO DESPERDÍCIO de água e uma palestra sobre a importância do flúor e da escovação ministrada pela odontóloga Dra. Karla Sangela e sua equipe.
É mais uma ação da gestão da Secretária de Educação Profª. Ana Paula Fonseca Braga fortalezando as ações pedagógicas dos professores do nosso município para a melhoria da qualidade do ensino - aprendizagem.
Nossoa agradecimentos aos parceiros:
- CAGECE
- Escola Dr. Edmilson Barros de OLiveira
- Secretaria de Saúde
- Instituto Educacional Logos
EDUCAÇÃO INCLUSIVA - "VIAJANDO COM UM OLHAR INCLUSIVO"
A equipe do Atendimento Educacional Especializado coordenada pela psicopedagoga institucional Conceição Mesquita é composta pelos(as) pedagogos(as) Elenice Carlos Martins Silveira (substituta da profª. Lusimary), José Stẽnio da Silva Chaves e Rocicler Oliveira da Silva. Durante todo o mẽs de março estará sendo concretizado o Projeto “Viajando com um Olhar Inclusivo” através de visitas a todas as salas de aula da rede municipal com proposta inclusiva na perspectiva de contribuir com atividades construtivas e sociointeracionista que possibilitem o conhecimento dos alunos com deficiência.
O Município de Redenção no ano de 2010 está atendendo a 94 alunos com necessidades educacionais especiais no Núcleo da Educação Especial Maria das Graças Araújo e este projeto está fortalecendo um vínculo afetivo e metodológico com todos os que fazem parte do processo inclusivo.
A equipe Pedagógica através do Departamento de Ensino agradece a valorosa contribuição da pedagoga Lusimary Maria Pimentel Ferreira Amorim nos anos de 2007 a 2009 fortalecendo o atendimento Educacional Especializado e para a melhoria da qualidade do ensino deste município.
5 de março de 2010
PARABÉNS MULHER!
Mulher!
Linda Estrela!!!
Aquela que faz de simples dias
Dias especiais.
Que ilumina
A profunda escuridão.
Você é a razão da beleza
Do encanto e da magia.
Você é a presença da ternura
Com jeito de atrevida
Ou com rosto de Anjo.
Você é uma estrela
Aos olhos de Deus...
Linda estrela
Repleta de Sabedoria
E compreensão.
Você sabe seduzir
Sabe conquistar...
Sem seu brilho
A beleza não existiria
O encanto não seduziria.
Seus olhos
Hipnotizam a todos a sua volta.
Seu sorriso é a arma
Que acerta o alvo
Chamado Corações,
Que facilmente se torna dona deles.
Porque és um estrela abençoada
Estrela chamada
Mulher.