Sabemos que a leitura faz crescer, avançar, nos torna melhores, mais felizes e podemos imaginar e ampliar nossas idéias sobre o mundo. Com essa convicção, alunos do Grêmio Estudantil da Escola Municipal Joaquim Simão de Oliveira vem desenvolvendo um trabalho belísssimo voltado para contação de histórias. A proposta é coordenada pelas alunas Joanna Nagilla Fortunato, do 7º ano e Lidiane de Lima do 8º e caracteriza-se na contação de histórias para as crianças da Educação Infantil do CEI Nossa Senhora de Lourdes que fica na localidade do Guassi.Os títulos são escolhidos pelas próprias crianças antecipadamente e o grupo se organiza de forma dinâmica para atrair atenção dos pequenos. Mais de 10 títulos já foram trabalhados pelos jovens juntamente com as crianças. A contação acontece duas vezes por semana no contraturno da aula dos jovens. Com objetivo de promover a leitura e contribuir para o processo de leitura e escrita no cotidiano da sala de aula, na escola existe um cantinho de livros onde as crianças tem acesso para facilitar o contato diário com a leitura. A ação do Grêmio Estudantil vem crescendo a cada dia e a escola demonstra que a motivação da leitura em todas as suas riquezas estão dando frutos.
26 de outubro de 2010
UMA ESCOLA COMPROMETIDA COM A FORMAÇÃO DE LEITORES
22 de outubro de 2010
I SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE EQUIDADE E QUALIDADE NAS EDUCAÇÃO BÁSICA
21 de outubro de 2010
EXPOSIÇÃO ITINERANTE “As Cores de Redenção”
Durante os anos de 2009 e 2010 a Secretaria da Educação, através da gestão da Secretária de Educação professora Ana Paula Fonseca Braga está desenvolvendo o projeto “As cores de Redenção”, se propondo a implementar a lei 10.639 nas escolas municipais, com foco na história do negro no contexto histórico de Redenção. A partir destes elementos foi criada a Exposição Itinerante “As cores de Redenção” que retratará a caminhada do projeto e fará uma trajetória nas escolas municipais no período de 20 de outubro a 29 de novembro, socializando os trabalhos feitos por crianças, adultos e adolescentes, sob o olhar na história do negro. O Projeto visa também despertar a comunidade para a conscientização na aceitação do outro e o reconhecimento de que a negritude é um sentimento que está na alma e no coração.
18 de outubro de 2010
ALUNO DE REDENÇÃO CHEGA A SEMIFINAL DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA
A Secretária de Educação Ana Paula Fonseca Braga, parabeniza o aluno Anderson Gonçalves Costa pela classificação na etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa. Aluno do 9º ano na Escola Municipal Terto Venâncio, na localidade de Antonio Diogo teve sua produção textual, na categoria crônica, selecionada para a etapa regional da Olimpíada da Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, realizada pelo Governo Federal com objetivo de colaborar para melhoria do ensino da leitura e da escrita.. A competição é promovida pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social e coordenada pelo Cenpec. Foram 500 textos selecionados para a etapa regional e estes semifinalistas irão participar de uma formação presencial para ampliar as habilidades de leitura e escrita. O aluno Anderson Gonçalves Costa e a professora de Língua Portuguesa Iêda Maria Barbosa de Souza Silva participarão da formação presencial em Curitiba, no período de 03 a 06 de novembro. Parabéns também ao Diretor Paulo Castelo Branco e a coordenadora Silvia Helena pelo trabalho pedagógico desempenhado na escola.
2º ANO EM FORMAÇÃO
que deseja uma escola eficiente , eficaz e busca a excelência da sua rede de ensino.
LEITURA ESTRADA A FORA...
Ler é um prazer que deve ser partilhado! Pensando nisto o Clube de Leitura Redenção das Letras, criado através do Eixo de Literatura Infantil e Formação do Leitor /PAIC, desenvolve ações leitoras para fomentar o hábito da leitura prazerosa.Participam destas ações, educadores e funcionários da Secretaria da Educação. Em setembro, iniciamos o Projeto “Leitura Estrada a Fora...”, uma ação do Clube de Leitura desenvolvida especialmente para os nossos motoristas. Sob a coordenação da Gerente do Paic, Jacely de Sousa e da formadora do eixo Glaudene Mesquita e com o apoio da Secretária de Educação, Ana Paula Fonseca Braga e da Diretora do Departamento de Ensino Anália Pinheiro, o referido projeto pretende estimular a leitura entre os motoristas da SME,abrir espaços para discussões sobre as leituras e promover a integração do grupo.
15 de outubro de 2010
ORAÇÃO DO PROFESSOR
Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,
Dai-me esta graça que vem do amor.
Mas, antes do ensinar, Senhor,
Dai-me o dom de aprender.
Aprender a ensinar
Aprender o amor de ensinar.
Que o meu ensinar seja simples,
humano e alegre, como o amor.
De aprender sempre.
Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.
Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe
Que o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.
Que meus conhecimentos não produzam orgulho,
Mas cresçam e se abasteçam da humildade.
Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,
Mas animem as faces de quem procura a luz.
Que a minha voz nunca assuste,
Mas seja a pregação da esperança.
Que eu aprenda que quem não me entende
Precisa ainda mais de mim,
E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.
Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,
Para que eu possa trazer o novo, a esperança,
E não ser um perpetuador das desilusões.
Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprender
Deixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.
O VALOR DE SER EDUCADOR
Ser transmissor de verdades,
De inverdades...
Ser cultivador de amor,
De amizades.
Ser convicto de acertos,
De erros.
Ser construtor de seres,
De vidas.
Ser edificador.
Movido por impulsos, por razão, por emoção.
De sentimentos profundos,
Que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer,
Que guarda no coração, o pesar
De valores essenciais
Para a felicidade dos “seus”.
Ser conquistador de almas.
Ser lutador,
Que enfrenta agruras,
Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,
Buscando se auto-realizar,
Atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força
Fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria,
Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.
É...
Esse é o valor de ser educador.
6 de outubro de 2010
PROFESSORES EM FORMAÇÃO
Professores do 2º , 3º ano e Educação Infantil participaram das formações com o objetivo de melhorar suas práticas pedagógicas em sala de aula. Juliana Barros,Clara Pinheiro e Carmem Célia formadoras da editora Prisma, deram uma maravilhosa contribuição, ministrando temas como a Contação de Histórias e Gêneros textuais. Perseguir a qualidade da educação no município é um dos grandes desafios que é buscado com muita responsabilidade e trabalho pela Secretária de Educação Ana Paula Fonseca Braga e pela Diretora do Departamento de Ensino Anália Pinheiro.
O LIXO E SUAS RIQUEZAS
A Escola Cel. Vicente Ferreira visa com esse projeto despertar em seus alunos comportamentos ambientalmente corretos, aprendidos com a prática, no cotidiano da escola e contribuindo para que esses alunos deem sequência ao processo de socialização e responsabilidade com o ambiente que os cerca. E espera-se que a comunidade local colabore com o trabalho desenvolvido pela escola e mantenham atitudes corretas com relaçao ao lixo e preservação do meio ambiente.
4 de outubro de 2010
Aluno da EEEP de Redenção participa do Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social
No período de 27 a 30 de setembro, o aluno Jonas Othon Pinheiro, da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Adolfo Ferreira de Sousa, em Redenção, participou do 1º Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência no Ceará.
O evento ocorreu no Marina Park Hotel, em Fortaleza. O objetivo do encontro foi reforçar a importância do tema e apresentação das inovações na Área de Tecnologia Assistiva, além de debater sobre as novas possibilidades que facilitem e contribuem para a Inclusão Social da Pessoa com Deficiência.
O Congresso foi realizado pelo Instituto Muito Especial em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, e tem ainda como proposta divulgar os avanços da produção acadêmica e científica na área da tecnologia assistiva. Durante o encontro, foram debatidos temas ligados à realidade da pessoa com deficiência, como tecnologia assistiva e inovação, medicina e reabilitação, entre outros temas.
Fonte: Seduc - Crede 08 (http://portal.seduc.ce.gov.br).
TECNOLOGIA E SME CONECTADOS A FAVOR DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
De 27 a 30 de setembro, aconteceu em Fortaleza o 1º Congresso Muito Especial da Tecnologia A ssistiva e Inclusão Social das pessoas com Deficiência do Ceará.
Participaram do evento a Coordenadora do Núcleo da Educação Especial de Redenção, Conceição Mesquita, juntamente com o técnico do NTM Lakilson Barroso e o estagiário da turma de Informática da Escola Profissionalizante Adolfo Ferreira Othon Pinheiro. A Diretora Janiellly Monteiro e os professores do AEE, Rocilcler Oliveira, Stênio Chaves e Elenice Martins também estiveram presentes no evento. O congresso visa difundir a inovação da tecnologia assistiva, que proporciona uma inclusão social mais ampla, para as pessoas que posssuem deficiência ou mobilidade reduzida. Conectada com essa ideia, a Secretária de Educação Ana Paula Fonseca Braga, apoia a ação e concretiza o desejo de buscar um novo olhar para a igualdade de direitos na Educação Especial no município de Redenção.
A Secretária professora Ana Paula agradece à Diretora da Escola Profissional Prof: Rita Ferreira pela liberação do referido aluno, pois o mesmo instalará os softwares nos computadores da Escola Municipais possibilitando aos alunos o acesso as Tecnologias por meio das Midias Assistivas.