30 de junho de 2011

Jornal na Sala de Aula


A Secretaria da Educação, através da Secretária Ana Paula Fonseca Braga, em parceria com o Diário do Nordeste promoveu na terça-feira, 28 de junho, a Oficina Pedagógica Jornal na Sala de Aula.
O tema da oficina foi “Jornal e Educação: um conceito comprometido com a formação de novos leitores” e teve como facilitador, o jornalista Edgley Pinho, que na oportunidade apresentou um breve histórico da origem dos jornais e os mais antigos jornais ainda em circulação, enfatizando o Diário do Nordeste, sua história e o Programa Jornal na Sala de Aula.
O programa Jornal na Sala de Aula do Diário do Nordeste é uma iniciativa em prol da leitura, principalmente de jornais, tendo como público, alunos de quaisquer níveis prioritariamente da Educação Básica com orientações pedagógicas aos mediadores de leitura – Coordenadores Pedagógicos, Professores e Agentes de Leitura, objetivando garantir a oportunidade de acesso ao meio jornal, a sua ampla reinterpretação e a consequente expressão de atitudes cidadãs, por parte dos leitores, diante das informações veiculadas pelos jornais e criar uma nova forma de pensar e agir através da leitura e do manuseio deste suporte na escola, beneficiando por meio desta iniciativa, as redes pública e privada por meio de parcerias com empresas.
Durante a oficina, o grupo de Coordenadores Pedagógicos das escolas municipais conheceu toda a estrutura de um jornal, estratégias para o uso do suporte e construíram propostas de atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula.
“... leia vida
Leia os olhos, leia as mãos,
Os lábios e os desejos das pessoas.
A interação que ocorre ou não
Entre Física, Geografia, Informática,
Trabalho, miséria e chateação.
Lei as possibilidades,
Leia ainda mais as esperanças,
Leia o que lhe der na telha,
Mas leia;
“E as ideias virão.”
Francirene Gripp de Oliveira, Vinte Lições, Ed. Dimensão

29 de junho de 2011

Aprendendo e Fazendo Escola -AFE


Dando continuidade ao processo de fortalecimento da Gestão Escolar,orientações e acompanhamento das ações desenvolvidas pelas escolas, a SME promoveu na segunda-feira, 27 de junho, mais um encontro do Projeto Aprendendo e Fazendo Escola - AFE.
O projeto, assessorado pela consultora Vânia Girão, tem buscado o aprimoramento da Política de Programas e Projetos Educacionais no município de Redenção, com foco no Programa Agrinho, que tem sido desenvolvido em consonância com a temática ambiental.
O AFE tem suas ações voltadas para os gestores municipais que participam ativamente do processo de formação.
No momento do dia 27 estiveram na pauta: roteiro para elaboração de relatório de projetos didáticos e práticas pedagógicas; avaliação diagnóstica e uma exposição da importância das ações do Programa Agrinho.
Estas ações têm o total apoio e acompanhamento da Secretária de Educação Ana Paula Fonseca Braga, assim como da Prefeita Francisca Torres Bezerra - Cimar.

Encontro com Unidades Executoras

A SME reuniu no dia 22 de junho, Diretores e Presidentes dos Conselhos Escolares das escolas municipais. O objetivo do encontro foi repassar atualizações dos dados das Unidades Executoras, além de repassar outros encaminhamentos importantes..
O referido encontro foi assessorado pelo Sr. Francisco Rodrigues Júnior e pela Assessora de Gestão, Neisse Evangelista da Costa.

22 de junho de 2011

III Oficina do Projeto Construindo Histórias Através da Leitura









Com o tema “A Magia dos Jogos na Construção de Histórias”, a Secretaria da Educação, por meio de seu Departamento de Ensino, promoveu nesta quarta-feira, 22 de junho, a III Oficina do Projeto “Construindo Histórias Através da Leitura”.
O encontro foi assessorado pela Coordenadora do Núcleo de Educação Inclusiva, Professora Conceição Mesquita, pela Coordenadora do Núcleo de Programas e Projeto, Professora Iolanda Queiroz e pela dupla do Projeto “A Hora do Jogo”, Professora Célia Fernandes e Rosania.
Objetivando reconhecer a importância do jogo na sala de aula como estratégia e atividade de suporte necessária e indispensável no processo de construção do conhecimento e desenvolvimento do raciocínio, foram desenvolvidas diversas atividades, através da apresentação de jogos como baralhos, dominós e bingos, ressaltando a importância desses recursos para a contação de histórias e da apresentação das técnicas de construção de histórias:
·         Papel Manchado – nesta técnica, a partir de riscos bem irregulares, feitos em cartolinas, pode-se construir uma história com desenhos;
·         Desenhos com as digitais e mãos pintadas, utilizando tinta guache;
·         Pré-escrita a partir de fotos da infância.

Arraiá dos Amigos da Leitura

A SME, através do Departamento de Ensino, realizou na terça-feira, 21 de junho, o último encontro do semestre com os participantes do Projeto “Eu Sou Cidadão – Amigos da Leitura” das escolas municipais.
A Coordenadora do projeto, Shirlene Alves, juntamente com a coordenadora do Eixo de Leitura do PAIC, Angélica Bezerra, promoveu uma oficina de leitura com temas juninos, encerrando o encontro com um animado “Arraiá”, comidas típicas e escolha do rei e da rainha do milho.
Os adolescentes e professores regentes que os acompanham socializaram experiências exitosas de leitura realizadas nas salas de aula e ainda combinaram estratégias para o próximo semestre.



Arraiá das Escolas Manoel Saraiva e Sebastião José


Educar, Crescer e Aprender para a Cidadania.










A Prefeitura Municipal de Redenção, através da SME, realizou de 13 a 21 de junho, a Semana da Criança e do adolescente com ações pautadas na garantia de direitos. Com o objetivo de mobilizar a sociedade civil e promover um amplo debate com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, representados no evento por autoridades locais e representações nacionais de entidades que agem na defesa de crianças e adolescentes. As ações  da semana foi culminada com o Seminário Educar, Crescer e Aprender para a Cidadania, no dia 20, no Ginásio Tarcísio Bonfim.
A solenidade foi iniciada com a apresentação do Coral Music Girls, da Escola Municipal Cel. Joaquim Simão de Oliveira, lançando o CD “Sonhos”, regido pela Professora Graça Nascimento. Em seguida, foi entregue solenemente à Comunidade Redencionista, o Livro Digital Recontando Histórias (2º Ano) e o Plano Municipal de Educação. Na oportunidade ainda, autoridades que desenvolvem ações em prol da Criança e do Adolescente em Redenção e no Estado do Ceará foram condecoradas com uma placa de Menção Honrosa.
Dentre as autoridades, compuseram a mesa de debates a Prefeita Municipal Francisca Torres Bezerra; a Secretária de Educação, Professora Ana Paula Fonseca Braga; o Presidente da Câmara de Vereadores, Aécio Bezerra; o Procurador do Trabalho, Antonio de Oliveira Lima, o Defensor Público, Dr. Alexandre Saldanha; a Superintendente do Instituto da Infância, Luzia Gerosa; a representante da Rede Não Bata, Eduque, Angélica Goulart e Paulo Melo, representante da UNILAB. O evento contou ainda, com a participação de Secretários municipais, Vereadores, Gestores e Professores das escolas públicas e municipais, Representantes de Igrejas, Pais, Conselhos Tutelares, Agentes de Saúde e ONGs.
Em sua exposição, a Secretária de Educação enumerou diversos projetos e ações desenvolvidas pela SME com foco na garantia de direitos das crianças e adolescentes redencionistas, com ênfase no Projeto “Educar, Crescer e Aprender para a Cidadania”, desenvolvido desde 2010 por todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, focando o enfrentamento de todo tipo de violência contra as crianças e adolescentes, objetivando a garantia dos seus direitos.

“Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra.”
Anísio Teixeira

Política de Fortalecimento da Gestão Escolar

Dando continuidade a Política de Fortalecimento da Gestão Escolar, a Secretaria da Educação do Município de Redenção, em parceria com a 8ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE, promoveu no último dia 15 de junho, no Auditório da SME, o Seminário de Boas Práticas.
Em pauta, a apresentação dos resultados do SPAECE 2010 – 9º Ano, discussão sobre a responsabilidade da educação, análise situacional, paradigmas, liderança, regras de convivência, gestão de sala de aula e conselho de líderes.
A Secretária de Educação, Professora Ana Paula Fonseca Braga, ressaltou a importância do momento para a educação no município.
O evento teve como mediadoras, a Professora Áurea Martins, Coordenadora do Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola e Aprendizagem – NRDEA e Edineide Silvino, Gerente Regional do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC e teve como público-alvo, Técnicos da SME, Diretores das Escolas Públicas de Redenção.
A Prefeita Francisca Torres Bezerra, que tem dado apoio às ações da secretaria também esteve no encontro, reforçando ainda mais a importância de se discutir possíveis melhorias na educação, tendo sempre como foco principal a aprendizagem de nossos alunos.

21 de junho de 2011

Projeto ECA - Escola Cecília Pereira

Momentos da Escola
 Projeto E
          C
           A

 Educar,
                                        crescer e
                                           aprender para a cidadania.

                                                              

Apresentação do projeto para os pais

                                                   

14 de junho de 2011

SEMANA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

 A SME de Redenção dando continuidade às ações do Projeto ECA: Educar, Crescer e Aprender para a Cidadania promove a Semana da Criança e do Adoloscente no período de 13 a 21 de junho de 2011. O evento é uma iniciativa da Secretária de Educação professora Ana Paula Fonseca Braga e é referendado pela Gestora Maior, Prefeita Cimar, que anseiam garantir os direitos das crianças e adolescantes redencionistas.




10 de junho de 2011

Educação Especial, Caminhos para a Inclusão

Na perspectiva de suscitar reflexões sobre práticas escolares inclusivas e mudança de paradigmas e posturas relacionadas à inclusão de crianças e adolescentes com Necessidades Educacionais Especiais, a Secretaria da Educação do Município de Redenção, através da Secretária Ana Paula Fonseca Braga, com total apoio da Prefeita Francisca Torres Bezerra – Cimar promove nos dias 09 e 10 de junho, no auditório da SME, o Seminário Educação Especial, Caminhos para a Inclusão.
O Seminário recebe durante os dois dias de realização cerca de 110 profissionais da educação, incluindo professores, coordenadores pedagógicos, técnicos da SME, professores do Atendimento Educacional especializado (AEE), além de representantes das  APAE’s dos Municípios de Acarape e Guaiúba.
O evento tem assessoria da Pedagoga e Especilista em Psicomotricidade Cecilia Portela , do Instituto Prisma (IPDH) e a coordenção da professora Conceição Mesquita, Supervisora do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado da SME de Redenção


6 de junho de 2011

Formação Continuada: História e Língua estrangeira

A Secretaria da Educação, que tem à frente a secretária Ana Paula Fonseca Braga promoveu na última semana, de 30 a 03 de maio, com total apoio da Prefeita Municipal Francisca Torres Bezerra – Cimar, mais uma Capacitação do cronograma de Formação Continuada do Município.
Desta vez o foco foi em Cultura Afro-Brasileira e Africana, com os temas: História do Negro na Ceará, A Integração dos países africanos na perspectiva da UNILAB, Cultura africana e influência no cinema, literatura e música brasileira.
Fizeram parte da formação os professores de História da Rede Municipal de Ensino, Coordenadores Pedagógicos e técnicos da SME.
Ainda nesta semana, de 06 a 08 de junho, a SME promove uma nova capacitação, desta vez, com os professores de Língua Estrangeira.