O município de Redenção esteve presente na Etapa
Estadual da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (1ª
Consocial), através de representações da sociedade civil, conselhos e
representantes do Poder Público - Secretarias da Educação e da Cultura.O evento reuniu mais de 1.350 participantes no
Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza. Com o tema “A sociedade no
acompanhamento e no controle da gestão pública”.
24 de abril de 2012
MEIO AMBIENTE
REDENÇÃO = REDE
+ EN + A + ÇÃO
O Município de Redenção, através
da Secretaria Municipal da Educação e do Núcleo de Programas e Projetos – NPP,
em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR realizou no
último dia 20 de abril, a capacitação dos docentes do 2º a0 9º ano e núcleos
gestores das escolas localizadas na zona rural municipal, além da equipe técnica
da SME envolvidos no Programa Agrinho no município, totalizando a participação
de 120 profissionais.
O Programa Agrinho está em sua 9ª
edição em Redenção e já tem promovido muitas ações educativas em relação ao
meio ambiente. Neste ano, o tema abordado: “Trabalho e Consumo”, “propõe
a discussão juventude, trabalho e consumo, como uma forma de levarmos nossas
crianças, adolescentes e jovens desmitificar a visão de trabalho como
sacrifício e refletir sobre as possibilidades de trabalho no campo. Não apenas
na visão de fixar o jovem ao campo, mas como melhoria da qualidade de vida e
ampliar a visão das possibilidades de ações a serem ali desenvolvidas. Além de
exercitar suas atividades de modo sustentável, contribuindo para a manutenção
do ambiente em que vivem”. (Cartilha Agrinho)
Acesse Agrinho Redenção também através do blog: agrinhoredencao.blogspot.com
Acesse Agrinho Redenção também através do blog: agrinhoredencao.blogspot.com
Foco na Tecnologia
A Secretaria da Educação de
Redenção sempre teve foco no uso das tecnologias aliadas à educação. A
implantação do Núcleo de Tecnologia Municipal – NTM tem efetivado esses
objetivos. Ainda nesta perspectiva de inserção das ferramentas tecnológicas nos
ambientes de aprendizagem, a SME aderiu ao PROINFO e permite à turma de 45
profissionais da educação do município, o acesso à formação específica na área.
O II encontro do curso Introdução à Educação Digital, que aconteceu nos dias 17 e 18 de abril no NTM foi um momento de muita interação entre os cursistas que
tiveram a oportunidade de trocar informações experiências com os colegas.
A SME, através do NTM, reuniu
também na última sexta-feira, 20 de abril, diretores e auxiliares
administrativos para a elaboração de calendário de oficinas no núcleo, tendo
como público-alvo, os auxiliares administrativos que iniciam neste contexto
pedagógico.
Formação Continuada
A Secretaria Municipal da Educação
– SME em continuidade ao seu processo de Formação Continuada realizou na última
segunda-feira, dois importantes encontros com este foco. No auditório da SME
estiveram reunidos os Agentes de Desenvolvimento Infantil – ADI, juntamente com
a equipe da SME, a coordenadora do Instituto da Infância, Vânia Girão e a
coordenadora dos projetos do IFAN no município, Angélica Bezerra. Este momento culminou uma sequencia de três dias de formação com este público, com foco no lúdico.
No auditório da EMEF Maria Augusta, reuniram-se coordenadores pedagógicos das escolas da Rede Municipal de Ensino, a equipe do Departamento de Ensino e da formadora Denise Colaço, do SEFE. Os encontros têm como principal objetivo oferecer ferramentas para intervenções de sucesso em sala de aula e consequentemente melhoria na qualidade da educação.
Na sexta- feira (20) de abril, os professores do 2º ano também estiveram reunidos, no auditório da EMEF Maria Augusta, participaram da formação específica, com assessoria do SEFE, através da formadora Denise Colaço.
No auditório da EMEF Maria Augusta, reuniram-se coordenadores pedagógicos das escolas da Rede Municipal de Ensino, a equipe do Departamento de Ensino e da formadora Denise Colaço, do SEFE. Os encontros têm como principal objetivo oferecer ferramentas para intervenções de sucesso em sala de aula e consequentemente melhoria na qualidade da educação.
Na sexta- feira (20) de abril, os professores do 2º ano também estiveram reunidos, no auditório da EMEF Maria Augusta, participaram da formação específica, com assessoria do SEFE, através da formadora Denise Colaço.
Redenção - PETECA e Criança no Coração
A Secretaria Municipal da Educação do Município de Redenção promoveu neste mês de abril uma importante oficina de Formação de Professores, Coordenadores Pedagógicos e Técnicos da SME.
A oficina foi mediada pelos coordenadores do Núcleo de Programas e Projetos - NPP, os professores Hélder Araújo (coordenador municipal do PETECA) e Iolanda Queiroz. O momento foi muito proveitoso e os participantes puderam reciclar seus conhecimentos sobre o Programa PETECA e conhecer o material a ser trabalhado nas escolas durante este ano, através de metodologias diversas, como colagens, trabalho em grupos, apresentações criativas.
Os participantes também conheceram todo o regulamento do Concurso PETECA 2012 e firmaram acordo para a realização das oficinas nas escolas, além da criação do Dia "D" do PETECA, movimento que reunirá comunidade escolar e local na defesa dos direitos da criança e do adolescente.
O Município tem no Programa PETECA um forte aliado na luta pela proteção das crianças e adolescentes redencionistas.
12 de abril de 2012
REFORMA E AMPLIAÇÃO DE MAIS UMA ESCOLA MUNICIPAL
A Prefeita de Redenção, Francisca Torres Bezerra - Cimar e a Secretaria da Educação entregaram à Comunidade Redencionista novas instalações de mais uma instituição escolar.
No último dia 31 de março de 2012, a gestão "Redenção Não Pode Parar" realizou a inauguração da reforma e ampliação da Escola de Ensino Fundamental Maria Augusta russo dos Santos, localizada na sede do município de Redenção.
Em sua infraestrutura foi ampliado seu espaço, ganhando um auditório, quatro novas salas de aula, pátio coberto. cozinha ampliada e detectores de metais na entrada da escola garantindo a segurança dos alunos, funcionários e demais frequentadores daquela instituição de ensino.
A garantia de um ambiente adequado à aprendizagem tem sido uma prioridade desta gestão, que vem proporcionando aos educandos, o direito à educação de qualidade, empenhando-se em educar, formar e ensinar.
Aprendendo e Fazendo Escola – AFE
A Secretaria Municipal da Educação dando continuidade ao processo de formação continuada realizou junto aos gestores municipais mais um encontro do AFE – Aprendendo e Fazendo Escola. O tema abordado foi “Desenvolvendo eficácia e grandeza: ação para o sucesso”, que trouxe profundas reflexões sobre os tipos de inteligência: Interpessoal ou Social, Intrapessoal ou Intuitiva e Inteligência Espiritual. Outro assunto abordado no momento foi “as marcas de líderes”. O evento teve assessoria da consultora Vânia Girão e contou a participação dos diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais, além da equipe da SME.
Cooperação educação e Saúde
O Grupo de Trabalho Intersetorial – GTI reuniu-se em 03 de abril na Secretaria da Educação para análise e discussão das ações do Programa Saúde na Escola – SPE, desenvolvidas no município. O GTI é formado por representantes da Secretaria Municipal da Saúde – SMS, Secretaria Municipal da Educação – SME e das escolas municipais.
Meio Ambiente
O Município de Redenção foi palco no dia 6 de março do evento “Oficina Quintais Produtivos e Sistema Agroflorestal” promovido pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – COPAM, com o apoio da Associação dos Produtores Ecológicos do Maciço de Baturité – APEMB. Na ocasião, os participantes assistiram à palestra “Serviços Ambientais na Mata Atlântica e a Preservação das Águas e Florestas (Fundação Mata Atlântica)”. Participaram da oficina, representantes de vários segmentos da sociedade.
Parceria – Educação e Saúde
Aconteceu no dia 26 de março, na Secretaria Municipal da Educação, a Reunião Intersetorial das secretarias municipais da Educação e da Saúde, com foco no Programa Saúde na Escola – PSE. O encontro contou com representantes de profissionais da SME e da SMS, além de gestores das escolas municipais, do 6º ao 9º ano, com o objetivo de discutir o tema “Saúde Bucal e Hipertensão”, no momento aconteceu o planejamento das ações referentes ao tema a serem desenvolvidas nas escolas.
Assinar:
Postagens (Atom)