2 de setembro de 2013

Bandeira e Eliane abrem a Semana da Pátria 2013

O prefeito de Redenção, Manuel Bandeira, e a secretária da educação, Eliane Silva, abriram oficialmente, durante solenidade, realizada na manhã desta segunda-feira, 02 de setembro, a Semana da Pátria 2013, realizada pela Secretaria citada. As atividades farão menção à celebração dos 191 anos da proclamação da independência do Brasil, contando com o tradicional desfile cívico.

Durante a solenidade de abertura da Semana da Pátria, foram hasteados a bandeira de Redenção, do Ceará e do Brasil, com execução do Hino Nacional. Ao chefe do poder executivo redencionista coube o hasteamento da bandeira do Brasil, enquanto a secretária da Educação hasteou a bandeira de Redenção e a presidente da Câmara Municipal, Vasti Bandeira, hasteou a bandeira do Ceará. Representantes de diversos segmentos, toda a comunidade escolar pública e particular, assim como populares, acompanharam a rápida cerimônia. Os desfiles cívicos serão realizados no dia seis de setembro, a partir das 8h, com a participação de toda a rede de educação redencionista.

Sobre a semana
A programação da semana é construída em alusão ao "Grito daIndependência", lançando a emancipação político-admistrativa do Brasil de Portugal, por D. Pedro I, em 1822. A data é um marco histórico, que permitiu, ao longo dos anos, a constituição de uma identidade nacional unificada entre os brasileiros, que teve início com a constituição de um Império do Brasil independente de Portugal, organizado em uma monarquia parlamentar pela dinastia portuguesa dos Bragança.

“Mas, mais do que reverenciar unicamente o feito da monarquia que se estabelecia no Brasil, o fato é visto como o pontapé do desenvolvimento de sucessivas revoluções na história política brasileira e sua constituição como nação livre. Para nós, que fazemos o poder público de Redenção, o grande grito de independência foi feito pelo povo organizado, ao longo de décadas, que nos levou à resistência da escravidão, à chegada da república, que nos conduziu à superação e ao enfrentamento de um ditadura militar e que nos deu uma Constituição Cidadã e Democrática”, destacou Eliane Silva, secretária de educação, em seu discurso.

“Na terra da liberdade, cidade em que primeiro se libertou os escravos do Brasil, todo dia é dia de pautar a independência, que, no século XXI, se dá pela superação das desigualdades e pela constante e necessária afirmação da cidadania. Feliz 7 de setembro! Que estejamos juntos, cada vez mais lutando por um Brasil novo, por um Ceará de igualdade para povo, e uma Redenção em que seja priorizado o direito à cidade”, também destacou o prefeito Manuel Bandeira.

Acompanhe a programação:
ESCOLAS
LOCALIDADE
HORÁRIO
ATIVIDADE
DATA
Creche Fca Arruda
Logos
Edmilson Barros
Maria Augusta
Vicente Ferreira do Vale
Perboyre e Silva
Pentágono
Adolfo Ferreira
Saraiva Leão
Brunilo Jacó (Estado)
Unilab
Sede
8:00 hs
Desfile
06-09
Major Hortencio
Horonato Gomes
Serrinha Bela
8:00 hs
Concentração Cívica
06-09
Joaquim Simão
Noemi Filgueira
Nossa Senhora de Lourdes
Guassi (Sede)
7:30 hs
Desfile
06-09
João Alves Gouveia
Faísca
7:00 hs

04-09
Fco Januario da Costa
Olho D’Água do
Constantino
16:00 hs
Desfile
05-09
Joaquim José da Silva
Gurguri
8:00
Concentração Cívica
05-09
Sebastião José Bezerra
Outeiro
8:00 hs
Concentração Cívica
05-09
Manoel Saraiva
Manoel Dias
15:00 hs
Concentração Cívica
05-09
Teodoro Conrado
Canadá
7:00 hs
Concentração Cívica
07-09
Luís Dias
Antonio Malaquias
João Fragoso
Hermínio Gomes
Sítio São José
Barra Nova
8:00 hs
Desfile
05-09
Antonio Barbosa
Marcionilia Martins
Brunilo Jacó
Vicente Rodrigues
Susto
15:00 hs
Desfile
04-09
Neide Tinoco
Itapaí
16:00 hs
Desfile
03-09
Cecilia Pereira
Ribamar Moreno
Dep. Antonio Jacó
Terto Venâncio
Pedro Fernandes
Antonio Diogo
8:00 hs
Desfile
05-09


Esporte, lazer e distribuição de brindes fecham a Semana do Excepcional de Redenção

No último dia 30 de agosto, a Secretaria de Educação de Redenção celebrou o encerramento da Semana Excepcional, que teve como tema: "Inclusão, eu também faço parte", e transmitiu o espírito de luta e garra dos alunos com deficiência da rede de educação redencionista, que têm nestes supostos limites, a motivação para superação deles, o que consequentemente, vêm diminuindo as diferenças sociais e o preconceito, com o apoio dos professores, funcionários, dirigentes e colaboradores. As atividades de encerramento, que contaram com banho de piscina, brincadeiras, lanche e brindes, foram realizadas no Ginásio Tarcísio Bonfim.

A secretária de educação, Eliane Silva, que comemorou com seus alunos os resultados desta semana, destacou o significado do momento. “Não vejo eles como pessoas doentes e sim como diferentes e a diferença tem que ser celebrada, ainda mais nesta cidade, onde se celebra a soma das liberdades, que só se dão com muito coragem para levar adiante a afirmação da igualdade”, comentou sorrindo a gestora.