30 de março de 2013

Secretária da Educação participa de Colóquio sobre a Conferência Nacional de Educação de 2014


A Secretária da Educação do Município de Redenção, Eliane Silva, participou, no último dia 20 de março, do Colóquio sobre a Conferência Nacional de Educação 2014: Educação Brasileira em debate, realizado na UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

O evento fez parte da programação da Semana Nacional de promoção da Conferência da Educação, impulsionada pelos Fóruns estaduais e municipais de educação de unidades da Federação, que realizaram uma extensa agenda de atividades, de 18 a 22 de março. Orientadas pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), as atividades do período, como coletiva de imprensa, debates e exposições, deram destaque às discussões e aos debates sobre temas que podem contribuir com a preparação da próxima Conferência. A segunda edição da CONAE será realizada de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília, e terá como tema central o Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.

Destaque para a participação da professora Jacqueline Freire, pró-reitora de graduação da Unilab, que esteve no encontro acompanhada do Professor  Aristeu Lima e falou da importância de garantir a participação da sociedade nas discussões pertinentes à melhoria da educação nacional. "As conferências municipais e intermunicipais de educação são fundamentais para a construção coletiva da educação que todos queremos. Por meio delas, toda a sociedade pode expressar e dar sua contribuição. Elas são o alicerce de toda a mobilização da CONAE/2014", ponderou a gestora da Universidade.

CONAE em Redenção
A CONAE/2014 é precedida por etapas preparatórias, compreendidas em conferências livres e conferências ordinárias municipais e/ou intermunicipais, estaduais e do Distrito Federal, sendo todas estas atividades realizadas até o final de 2013. Sobre isso, Eliane Silva, Secretária de Educação de Redenção, destacou a que a cidade inicia hoje o esforço de mobilizar a comunidade, as organizações, os órgãos públicos e os profissionais envolvidos na busca por qualidade para Educação proposta na Conferência. "Nós vamos garantir os debates, integrar as discussões com a Unilab e levar uma grande colaboração em propostas e mobilização para as demais etapas do evento", destacou.

Calendário
Fábio Almeida, Secretário municipal de Educação de Acarape, que também marcou presença no evento, convidou o público da atividade, formado por estudantes universitários da própria UNILAB, a integrarem o calendário das etapas das Conferências de Educação e fortalecer o debater na região do Maciço de Baturité.

O prazo para a realização das etapas municipais vai de fevereiro a junho de 2013 e das estaduais de junho a setembro do mesmo ano.

Assessoria de Comunicação

21 de março de 2013

Prefeito e Secretária de Educação realizam encontro com Sindicato de Servidores


A Secretária de Educação do Município de Redenção, Eliane Silva, e o Prefeito, Manoel Soares Bandeira, receberam na manhã do dia 20 de março uma Comissão do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Redenção - SINSEMPRE, liderada pela Presidenta Marta Caetano e membros da direção executiva.

No encontro, a Secretária e o Prefeito abriram o diálogo apresentando a assessora da Secretaria, Aline Cordeiro, que trouxe um informe sobre a situação das receitas do município quanto a educação e os recursos prospectados pela Ministério da Educação para a cidade.

Manoel Bandeira reforçou a necessidade de estabelecer um campo de diálogo permanente entre o executivo e os trabalhadores da educação, tendo em vista a garantia de conquistas para os servidores e para a sociedade redencionista. "Hoje estabelecemos uma necessária composição de base negocial entre as partes, que facilita a comunicação e permite muitas vezes que as questões colocadas na mesa de negociação fluam com maior naturalidade. Podem ter certeza que só nos daremos por satisfeitos quando propiciarmos uma nova alternativa aos trabalhadores insatisfeitos com as condições de trabalho", declarou o chefe do executivo local.

"É do perfil de nosso governo, essencialmente popular, buscar o diálogo com categorias, e para isso apresentamos a evolução dos gastos e ações futuras do governo. E mais, este espaço garante a segurança jurídica e transparências necessárias às ações que envolvem as duas instâncias", setencia Eliana Silva.

Um novo encontro ficou agendado para a próxima terça-feira, dia 26 de março, quando a Prefeitura apresentará a proposta do município para os servidores da educação.

Assessoria de Comunicação

9 de março de 2013

SME promove formação continuada em matemática

Professores do 1º ao 5º ano do município de Redenção receberão formação  continuada de matemática promovida pela Secretaria de Educação.

Facilitada pelas orientadoras Luciana Vasconcelos, Núbia Lima e Edice da Silva, o objetivo do treinamento é esclarecer a finalidade  de certos conteúdos, resgatando o sentido de ensino, além esquivar a rotina da sala, analisando a consistência cotidiana, relacionando com os descritores de matemática.

Segundo a secretária de Educação de Redenção, Eliane Silva, a formação irá orientar a ação do docente. “Recentemente saiu nos jornais que 9 em cada 10 alunos no Ceará saem do 3º ano sem aprender Matemática e isso começa no ensino básico. Por isso queremos nossos docentes que superem dificuldades e desafios, conquistando bons resultados no processo de ensino aprendizagem para assim tirarmos Redenção dessas tristes estatísticas”, disse.

As formações ocorrerão no período noturno, em encontros mensais divididos por região e em quatro módulos.

Veja abaixo o cronograma dos encontros:

PERÍODO: NOTURNO
MÓDULO  01
15/03 REGIÃO V e VI , LOCAL: EMEF CECÍLIA PEREIRA
22/03 REGIÃO   I , LOCAL: EMEF MARIA AUGUSTA
05/04 REGIÃO II , LOCAL: EMEF LUIS DIAS
12/04 REGIÃO III e IV, LOCAL: EMEIEF FRANCISCO JANUARIO DA COSTA
19/04 REGIÃO VII , LOCAL : EMEIEF MANUEL SARAIVA DE SOUZA
MÓDULO  02
26/04 REGIÃO V e VI , LOCAL: EMEF CECÍLIA PEREIRA
03/05 REGIÃO   I , LOCAL: EMEF MARIA AUGUSTA
10/05 REGIÃO II , LOCAL: EMEF LUIS DIAS
17/05 REGIÃO III e IV , LOCAL: EMEIEF FRANCISCO JANUARIO DA COSTA
24/05 REGIÃO VII , LOCAL : EMEIEF MANUEL SARAIVA DE SOUZA
MÓDULO 03
07/06 REGIÃO V e VI , LOCAL: EMEF CECÍLIA PEREIRA
14/06 REGIÃO   I , LOCAL: EMEF MARIA AUGUSTA
21/06 REGIÃO II , LOCAL: EMEF LUIS DIAS
02/08 REGIÃO III e IV , LOCAL: EMEIEF FRANCISCO JANUARIO DA COSTA
09/08 REGIÃO VII , LOCAL : EMEIEF MANUEL SARAIVA DE SOUZA
MÓDULO 04
16/08 REGIÃO V e VI , LOCAL: EMEF CECÍLIA PEREIRA
23/08 REGIÃO   I , LOCAL: EMEF MARIA AUGUSTA
30/08 REGIÃO II , LOCAL: EMEF LUIS DIAS
06/09 REGIÃO III e IV , LOCAL: EMEIEF FRANCISCO JANUARIO DA COSTA
13/09 REGIÃO VII , LOCAL : EMEIEF MANUEL SARAIVA DE SOUZA


8 de março: SME realiza homenagem para servidoras

Um café da manhã em alusão ao Dia Internacional da Mulher foi realizado nesta sexta-feira (08/03), na Secretaria de Educação de Redenção. Participou da homenagem todo o quadro de servidores da Secretaria.

A secretária de Educação, Eliane Silva, fez uma saudação aos presentes e refletiu sobre a importância do papel feminino nas estruturas públicas, destacando como uma conquista que necessita avançar mais. Ela também se referiu, especialmente, as servidoras do município, considerando fundamental o papel de cada uma na promoção das políticas públicas por habitação digna. “Conclamo todas vocês para construirmos uma política de educação, em conjunto com os homens, e que possamos assim reduzir os índices de violência contra a mulher e seguir rumo à outra sociedade que dê condições de vida para todos”, frisou.

Confira as fotos:





7 de março de 2013

Secretária de Educação participa de audiência no Ministério da Educação

A secretária de Educação do Município de Redenção, Eliane Silve, participou de audiência no Ministério da Educação (MEC), na última quinta-feira (06/03), para apresentar a proposta de captação de recursos do município por meio do Programa de Ações Articuladas – PAR, mantido pelo Ministério. A gestora foi acompanhada pelo Deputado Federal Artur Bruno e recepcionada pelo assessor da secretaria de educação Básica no MEC, Luiz Hudson Guimarães.

O Programa tem como objetivo oferecer recursos demandados pelas Prefeituras para o investimento em construção de unidades escolares, assim como manutenção de infraestrutura e aquisição de equipamentos nas mesmas. Também estivem presentes no encontro os secretários de educação Itaitinga, Regisleda Silva, e de Pacajus, Reginaldo Cavalcante.

A proposta apresentada por Redenção prevê investimentos na construção de bibliotecas e salas de leitura em  17 escolas municipais, com dotação de acervos pedagógicos e digitais, bem como aquisição de equipamentos; construção de novos prédios escolares para o atendimento da demanda do ensino fundamental na área urbana; aquisição de mobiliário para as escolas de educação infantil da rede municipal de ensino; e aquisição de equipamentos para climatização das escolas da rede municipal de ensino.

Veja as fotos:


"O Governo Federal tem muito a oferecer. E nós precisamos aproveitar isso", afirmou Eliane Silva, que lembrou também que tem a intenção de estreitar os laços entre Redenção e a União, justamente com o objetivo de angariar mais dinheiro para a educação municipal. "Temos também a oportunidade de participar de uma iniciativa federal voltada à realização de licitações. A União realiza o processo e o município adere. A gente pode comprar uniformes, material escolar, mobiliários... Tudo através do programa. Com isso, podemos economizar tempo e também aplicar melhor a receita própria", enfatizou.

Assessoria de Comunicação

5 de março de 2013

Dia da Abolição será feriado inédito no Ceará

Diário do Nordeste
Uma Emenda Constitucional aprovada em dezembro de 2011 pela Assembleia Legislativa do Ceará e promulgada com divulgação no Diário Oficial do Estado determina como Data Magna do Estado, o dia 25 de março. A data escolhida é uma menção ao dia da abolição da escravidão no Ceará. Com isso, de acordo com lei federal, o 25 de março é considerado feriado.  Em 2012, o dia caiu no domingo, passando despercebido para o cearenses, mas, neste ano, a data será celebrada em uma segunda-feira.
A emenda é de autoria do deputado estadual Lula Morais. "Essa data significa o marco para a história do Ceará e do Brasil para acabar com a escravidão. É o nosso reconhecimento a esse importante ato", exalta o deputado.
Mesmo em vigor desde 2011, o feriado ainda é desconhecido de boa parte dos cearenses e até do próprio Governo do Estado que, através da Casa Civil, disse esperar um posicionamento da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) para se manifestar sobre o feriado nas repartições públicas.
O desconhecimento da Casa Civil espantou o deputado. "Como o Ceará não tinha uma data magna que ilustrasse essa conquista, acabei sendo o autor desse projeito com base na lei federal que regulamenta", destaca.
Uma cerimônia na Assembleia está sendo organizada para a comemoração da data.

Veja a divulgação da Emenda 73, na página 159 do Diário Oficial

2 de março de 2013

Lula recebe título de cidadão redencionista

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Lucas de Menezes/Diário do Nordeste 

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva recebeu, nesta sexta-feira (1º), uma homenagem diferente de tudo o que já havia sido feito em sua referência anteriormente.

Ele foi agraciado com o primeiro título de Doutor Honoris Causa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), instituição de ensino superior criada pelo próprio Lula, durante o segundo mandato dele na Presidência da República.

A cerimônia de entrega do título foi realizada à tarde na sede administrativa da Unilab, localizada em Redenção, a 62 km de Fortaleza. Lula chegou acompanhado do ministro da Educação, Aloísio Mercadante; o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; o governador do Ceará, Cid Gomes; e os senadores Inácio Arruda e José Pimentel, além de demais autoridades.

Educação

“Eu tive a honra de sancionar a lei que criou a Unilab em 2010. Foi um dos atos mais gratificantes do período em que fui presidente do Brasil”, afirmou Lula, em seu discurso de agradecimento. “Redenção foi o local escolhido por ter o forte simbolismo de ser o lugar onde 116 homens e mulheres se libertaram da prática abominável da escravidão cinco antes da libertação no País”, completou.

O reitor da Unilab, Paulo Speller, afirmou que a universidade federal tinha essa dívida com o homem que a criou. “Hoje é um dia histórico. Reunimos criador e criatura. Nada mais justo que o primeiro título Doutor Honoris Causa da Unilab seja concedido ao ex-presidente Lula”, comentou.

O governador Cid Gomes também ressaltou o feito de Lula, reforçando a necessidade de investimento em educação. “Foi necessário um homem forjado nas fábricas assumir a presidência para entender metalúrgico no governo para perceber a importância de investir na educação. Lula deu uma guinada de 180º na forma de ver as instituições de ensino superior e fez história no Brasil”, acrescentou.

O atual ministro da Educação, Aloísio Mercadante, reforçou dizendo: “Um peão metalúrgico fez muito mais pela educação no Brasil do que vários ex-presidentes com tantos títulos jamais fizeram”, falou.

1 de março de 2013

Bandeira dará continuidade ao MOVA-Brasil em Redenção


O prefeito de Redenção, Manuel Bandeira, reuniu-se na noite da última quarta-feira (27-02) com os articuladores do pólo cearense do Projeto MOVA-Brasil  para planejar a continuidade do Programa de alfabetização de jovens e adultos segundo as metodologias de Paulo Freire, em Redenção. 

A reunião aconteceu na Sede do Sindicato dos Petroleiros do Ceará, em Fortaleza. O prefeito conversou com o articulador do projeto no Ceará, Marcondes Muniz, e o coordenador pedagógico, Iran Gomes. 

Bandeira, antes de se tonar prefeito, compunha o grupo de articuladores do projeto, acompanhando o desenvolvimento da iniciativa em todo o estado. “Antes de eu ser prefeito, apoiava o projeto. Quando dava algum problema com o transporte, eu ia lá e ajudava a resolver, por que uma oportunidade como essa que a Petrobrás nos dá, não se pode perder”, disse. 

No total, serão formadas 15 turmas com material, farda e docência custeada pela Petrobrás, já o transporte dos educadores ficará sob responsabilidade da prefeitura. Em abril começará uma formação de capacitação e depois começarão as aulas. 

Segundo Muniz, o projeto MOVA-Brasil, apesar de custeado pelo programa da estatal petroleira, necessita do apoio do poder local para poder funcionar. “A gente precisa da parceria do poder público para o transporte dos educadores. Nós só precisamos que o poder público mapeie as localidades onde se melhor possa aplicar o projeto”, explicou. 

No final da reunião, foi acordado que após o Projeto será necessária a criação de uma modalidade de incentivo à educação profissionalizante, com sugestões de parcerias entre UNILAB, MOVA-Brasil e a IFECE, prevista para ser inaugurada em julho de 2013. 

Secretaria da Educação capacita professores com curso de inglês



A Secretaria Municipal de Educação de Redenção deu um passo à frente por desenvolver um trabalho ímpar no intuito de capacitar os Professores de Língua Inglesa do Município. Sob a Orientação do Professor Dilson (Núcleo de Línguas-UECE), os professores estão assistindo todas as terças-feiras aulas praticas de inglês com Conversação, Leitura e Escrita de forma inovadora, pois entendemos que é preciso uma escola com métodos baseados em abordagens de ensino reconhecidas pela maioria dos linguistas e profissionais da área de ensino de Língua Inglesa. Secretaria Municipal de Redenção, together writing a new history!

Segundo a secretária de Educação, Eliana Silva, no Brasil existem inúmeras escolas e métodos de ensino, porém, ainda não existe uma política pública de ensino de língua inglesa, no entanto.
 “A língua inglesa é hoje considerada língua franca, ou seja, é a língua mais usada para acordos comerciais, viagens, internet, livros, revistas e mais uma infinidade de coisas. Ainda existe o fato de que nosso país, o Brasil, pretende ser país líder na América Latina e no mundo. Organizará e sediará eventos internacionais de grande porte (Copa do Mundo e Olimpíadas, por exemplo), e aspira posições de destaque junto à ONU. Desta forma, falar inglês nestes momentos é garantia de grana extra, melhor oportunidade de emprego, promoção no trabalho, melhores articulações, mais networking, etc”, disse.