O prefeito de Redenção, Manuel Bandeira, reuniu-se na noite da última quarta-feira (27-02) com os articuladores do pólo cearense do Projeto MOVA-Brasil para planejar a continuidade do Programa de alfabetização de jovens e adultos segundo as metodologias de Paulo Freire, em Redenção.
A reunião aconteceu na Sede do Sindicato dos Petroleiros do Ceará, em Fortaleza. O prefeito conversou com o articulador do projeto no Ceará, Marcondes Muniz, e o coordenador pedagógico, Iran Gomes.
Bandeira, antes de se tonar prefeito, compunha o grupo de articuladores do projeto, acompanhando o desenvolvimento da iniciativa em todo o estado. “Antes de eu ser prefeito, apoiava o projeto. Quando dava algum problema com o transporte, eu ia lá e ajudava a resolver, por que uma oportunidade como essa que a Petrobrás nos dá, não se pode perder”, disse.
No total, serão formadas 15 turmas com material, farda e docência custeada pela Petrobrás, já o transporte dos educadores ficará sob responsabilidade da prefeitura. Em abril começará uma formação de capacitação e depois começarão as aulas.
Segundo Muniz, o projeto MOVA-Brasil, apesar de custeado pelo programa da estatal petroleira, necessita do apoio do poder local para poder funcionar. “A gente precisa da parceria do poder público para o transporte dos educadores. Nós só precisamos que o poder público mapeie as localidades onde se melhor possa aplicar o projeto”, explicou.
No final da reunião, foi acordado que após o Projeto será necessária a criação de uma modalidade de incentivo à educação profissionalizante, com sugestões de parcerias entre UNILAB, MOVA-Brasil e a IFECE, prevista para ser inaugurada em julho de 2013.