TEMA:
A Leitura gera Conhecimento
O
Eixo de Literatura Infantil e Formação do Leitor do Programa
Alfabetização na Idade Certa - PAIC desenvolve um trabalho que
objetiva fortalecer a política de formação de leitores e a
democratização do acesso ao livro e a leitura.
Segundo
Martins (1994 p.40), a leitura compreende três níveis básicos:
sensorial, emocional e racional. A leitura sensorial começa muito
cedo e nos acompanha por toda vida. A leitura emocional lida com os
sentimentos e a leitura racional enfatiza a predominância do
intelecto sobre os sentimentos e vontades do indivíduo.
Desta forma acreditamos
que o desenvolvimento do ser humano propiciado a partir das vivências
de leituras o conduz a um aprendizado e uma boa convivência social.
O
ouvir, ler e contar histórias é descobrir outros lugares é
produzir conhecimentos. Acreditamos que a leitura é capaz de
proporcionar encontros mágicos que humanamente jamais viveremos, e
ainda, de formar pessoas e libertá-las da ignorância.
Neste
sentido apresentamos este projeto que visa marcar um dia específico
para a leitura, em que crianças, jovens, adultos e idosos de nosso
município tenham acesso à leitura. É desta forma que
proporcionaremos este acesso ao livro e a leitura independente de
estarem dentro de uma escola ou de uma biblioteca.
OBJETIVO
GERAL
Estimular
o hábito da leitura nos estudantes, nos funcionários de algumas
Instituições Públicas Municipais e Comunidade em geral.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Incentivar a prática de leitura;
- Reunir pessoas em torno de livros;
- Divulgar e disponibilizar o acesso ao acervo literário da Secretaria Municipal de Educação a comunidade local;
- Ler para: crianças, jovens, adultos e idosos do município de Redenção.
METODOLOGIA
-
Enviar Carta Circular para Escolas e Secretarias explicando como
acontecerá o dia “D” da leitura que será realizado no dia 22 de
novembro de 2013.
-
Cada Secretaria receberá 02 agentes de leitura da Secretaria
Municipal da Educação.
-
Emprestar livros para os funcionários da Prefeitura Municipal de
Redenção.
-
A escola deverá realizar um momento específico para a leitura em
que todas as escolas do município de Redenção estarão vivenciando
ao mesmo tempo.
MANHÃ:
7hs às 9h15min
TARDE:
13hs às 15h15min
-
Na escola todos deverão estar envolvidos (Núcleo Gestor,
professores, auxiliares, merendeiras e pais).
-
Organizar o ambiente para este momento, que não precisa
necessariamente ser dentro da escola.
-
Sensibilizar a todos, convidando-os de forma que desperte a vontade
de participarem deste momento.
-
Registrar com fotos, vídeos e pequeno relatório.
SUGESTÕES
DE LEITURA POR NÍVEL
Educação
Infantil:
Trenzinho da Leitura, Paic Prosa e Poesia e Acervo do PNBE;
1º
- 2º e 3º ano:
Paic Prosa e Poesia, Acervo do PNAIC, PNLD e PNBE
4º
e 5º ano:
Paic Prosa e Poesia, Acervo do PNAIC, PNLD e PNBE, Revista Ciências
Hoje das Crianças;
6º
e 7º ano:
Revistas, jornais, Literatura em minha Casa, PNLD e PNBE
8º
e 9º ano:
Jornais, revistas, Literatura em Minha Casa, PNLD e PNBE.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
MARTINS,
Maria Helena. O
que é leitura.
São Paulo. Editora Brasiliense, 1994
Locais
de Atendimento
LOCAL
|
AGENTE
DE LEITURA
|
Posto
de saúde
|
Jacely e Leôncio |
Prefeitura
e Administração
|
Célia e Mirteny |
Secretaria de Saúde |
Núbia e Francisco |
CAPS |
Luciana e Regina |
ABC E CRAS |
Helenilza e
Imaculada |
NASF |
Rocicler e
Antonieta |
Centro de Referencia da Mulher -
CRM |
Derly e Verônica
|
Secretaria de Ação Social |
Iolanda e Jane |