O dia 25 de março é uma data de grande relevância para o Estado do Ceará, visto que foi palco de um gesto pioneiro no ano de 1884 que merece destaque na história do Brasil: graças aos esforços dos abolicionistas locais, o Ceará libertou seus escravos, antes do restante do país, que só aboliu a escravidão em 1888.
Na última sexta-feira, 25 de março de 2011, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, através do Magnífico Reitor Dr. Paulo Speller, e a Prefeitura Municipal de Redenção, através da Excelentíssima Prefeita Sr.ª Francisca Torres Bezerra e da Secretaria da Educação, através da Secretária de Educação, Professora Ana Paula Fonseca Braga, em parceria com a UNESCO, representação no Brasil, promoveram uma solenidade alusiva às comemorações dos 127 anos de libertação dos escravos no Estado do Ceará.
O evento aconteceu no Campus da Liberdade – UNILAB e contou com a seguinte programação:
14h30 – Acolhida
15h – Doação à UNILAB e à Prefeita Municipal de Redenção da Coleção História Geral da África pela Representação da UNESCO no Brasil, Vincent Defourny.
Lançamento do Livro Didático de História e Geografia do Município de Redenção
Comemoração da Conquista do Selo de Educação para a Igualdade Racial – MEC/SEPPIR, pelo Município de Redenção.
16h – Palestra “Educação: formação para a libertação”, com Vincent Defourny, da UNESCO, com a participação de Franck Ribard (UFC) e Luiz Antônio Bernardo (COPPIR/SDH).
Estiveram presentes no evento, autoridades locais internacionais.