A Escola Municipal Cel. Vicente Ferreira do Vale e Agrinho em Defesa do Meio Ambiente convidam a todos para a Culminância do PROGRAMA AGRINHO 2001. Na ocasião haverá passeata na comunidade, apresentações de trabalhos, dramatizações, exposição de recicláveis e desfiles.
A programação é organizada por todos os professores, alunos e núcleo gestor da referida escola.
A escola convida a todos a participarem!
DIA: 20/09/2011
HORÁRIO: 14 h
LOCAL: Escola Municipal Cel. Vicente Ferreira do Vale
Endereço: Rua Vicente Ferreira do Vale, 40. Localidade de Boa Fé.
RELATÓRIO
A escola Cel. Vicente Ferreira do Vale, realizou no dia 20 de setembro de 2011 a culminância do Programa Agrinho, que por sua vez teve como foco principal o Projeto “Lixo: Todo dia é dia de preservar”. A escola já trabalha o mesmo projeto há dois anos e pode-se dizer que a comunidade está colhendo bons resultados em relação à limpeza e a preservação ambiental. Na ocasião esteve presente a comunidade escolar, pais de alunos, técnicos da secretaria da educação onde presenciaram várias ações relacionadas ao projeto. Dentre essas ações a escola realizou uma passeata pela comunidade com a participação dos alunos, pais, professores, funcionários da escola e núcleo gestor; com faixas, cartazes, carro de som e ainda foram apresentadas peças teatrais, danças, coro falado, desfile de roupas com materiais recicláveis e confecção de objetos pelos alunos e por pessoas da comunidade. O Programa agrinho vem sendo bem aceito pelos educandos, e através dele já podemos perceber algumas ações positivas tanto da comunidade escolar como da comunidade local no que se refere à mudança de hábitos, e de respeito à natureza.
Professora Helenice Silveira
Coordenadora Pedagógica
Formação do 1º e 2º Anos
No dia 16 de setembro de 2011 aconteceu na SME de Redenção mais um momento de formação continuada para os professores de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Os grupos foram acolhidos pelas professoras Eliete e Imaculada. Nas referidas formações foram abordados temas como intervenções pedagógicas em sala de aula, reflexões sobre leitura, situações e oportunidades de usos reais da leitura e da escrita, ambientes de letramento e estratégias de reconto oral e reconto escrito. Na ocasião foram promovidos momentos de reflexões sobre a teoria e a prática educativa, com discussões sobre aspectos teóricos- metodológicos que norteiam as ações desenvolvidas em sala de aula. A socialização das experiências exitosas de sala de aula também um momento privilegiado de troca de experiências entre os professores. Já o trabalho com o texto “Foram muitos, os professores” de Bartolomeu Campos de Queiroz conseguiu proporcionar a todos os professores do 1º ano uma viagem bastante poética pelas memórias da infância no âmbito das aprendizagens formais e informais e relação família-escola.