20 de setembro de 2011

Quando Ler é Saber e Sabor: Caminhos para a Leitura

 Aconteceu neste mês de setembro, a IV Oficina Construindo Histórias Através da Leitura, com o tema, “Quando Ler é Saber e Sabor: Caminhos para a Leitura”.
O objetivo foi a realização de estudo sobre as hipótese e estratégias da leitura. Na oportunidade foi feita a apresentação do instrumento de avaliação diagnóstica das 09 capacidades necessárias para o bom desenvolvimento da leitura e da escrita, para a aplicação em sala de aula:
1.      Compreender diferenças entre o sistema de escrita e outras formas de representação;
2.      Conhecer o alfabeto e diferentes tipos de letras;
3.      Dominar convenções gráficas;
4.      Reconhecer unidades fonológicas;
5.      Dominar a natureza alfabética do sistema de escrita;
6.      Dominar relações entre fonemas e grafemas;
7.      Ler e compreender palavras;
8.      Ler e compreender frases;
9.      Compreender globalmente o sentido do texto.
O momento foi muito rico e teve como atividades
·         A construção dos livros “Histórias do Coração”, vol.II, contendo histórias que marcaram a infância do professor e “A Descoberta da Leitura”, baseado no livro “ A menina que descobriu o mistério das palavras” (Acervo do PAIC – 2011), todo confeccionado em tecido;
·         Apresentação do livro “Diversidade”, de Tatiana Belinky e planejamento de ações para a sala de aula – Acervo 680;
·         Contação e vivências de histórias através de músicas, desenhos e costuras.
A oficina foi ministrada pelas professoras Conceição Mesquita – Coordenadora do AEE e Célia Fernandes , do Projeto “ Hora do Jogo”.

Melhores Momentos