O objetivo foi a realização de estudo sobre as hipótese e estratégias da leitura. Na oportunidade foi feita a apresentação do instrumento de avaliação diagnóstica das 09 capacidades necessárias para o bom desenvolvimento da leitura e da escrita, para a aplicação em sala de aula:
1. Compreender diferenças entre o sistema de escrita e outras formas de representação;
2. Conhecer o alfabeto e diferentes tipos de letras;
3. Dominar convenções gráficas;
4. Reconhecer unidades fonológicas;
5. Dominar a natureza alfabética do sistema de escrita;
6. Dominar relações entre fonemas e grafemas;
7. Ler e compreender palavras;
8. Ler e compreender frases;
9. Compreender globalmente o sentido do texto.
O momento foi muito rico e teve como atividades
· A construção dos livros “Histórias do Coração”, vol.II, contendo histórias que marcaram a infância do professor e “A Descoberta da Leitura”, baseado no livro “ A menina que descobriu o mistério das palavras” (Acervo do PAIC – 2011), todo confeccionado em tecido;
· Apresentação do livro “Diversidade”, de Tatiana Belinky e planejamento de ações para a sala de aula – Acervo 680;
· Contação e vivências de histórias através de músicas, desenhos e costuras.
A oficina foi ministrada pelas professoras Conceição Mesquita – Coordenadora do AEE e Célia Fernandes , do Projeto “ Hora do Jogo”.
Melhores Momentos
Melhores Momentos