A secretária de Educação


Eliane do Sindicato nasceu em Aracoiaba, vindo morar na cidade de Redenção ainda criança. Filha de uma família de comerciantes, Eliane estudou na Escola Estadual Camilo Brasiliense, no Distrito de Antônio Diogo. Formou-se em Pedagogia na Universidade Estadual do Ceará (UECE), logo tornando-se professora concursada pelo município de Redenção, em 1997.

Começou sua carreira no movimento sindical logo ao ingressar nas salas de aula, filiando-se ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Redenção (SINSEMPRE). Em 2003, Eliane ingressou na direção do Sindicato, tornando-se presidenta da entidade, eleita por aclamação pelos servidores municipais de Redenção.

No SINSEMPRE, Eliane liderou greve dos servidores, que conquistou, entre outras coisas, o pagamento de salários atrasados e férias dos servidores da educação. Com Eliane, o município passou a pagar o adicional de insalubridade para os profissionais da saúde, garis, motoristas de ambulâncias e de carros de lixo. Eliane também liderou a conquista dos 25% de adicional noturno, que antes era somente R$ 25,70, e a correção do anuênio dos servidores, que antes era pago apenas por um dos turnos.

Para a sua categoria, a dos professores, Eliane conquistou, à frente do Sindicato, o Plano de Carreira e Remuneração do Magistério e o atendimento da Lei Nacional do Piso dos Professores.

Eliane integrou ainda a direção estadual da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (FETAMCE) e a coordenação do coletivo de juventude da Central Única dos Trabalhadores (CUT), sendo, pela CUT, Conselheira Estadual de Juventude do Ceará e do Fórum Estadual de Educação, representando a FETAMCE.

Pelo histórico de luta em defesa do povo de Redenção, Eliane do Sindicato foi agraciada com o título de cidadã redencionista, conferido pelo Município de Redenção, acolhido por unanimidade pela Câmara de Vereadores.