18 de outubro de 2009

“Projeto Avaliar para Ensinar Melhor”







A Secretaria Municipal da Educação vem a cada dia, mais consciente da importância do processo de Avaliação Externa para a aprendizagem efetiva do alunado da rede pública.
A reflexão gerada a partir desta concientização, reverteu-se em atitudes de fortalecimento das práticas docentes principalmente nas turmas de 2º, 5º e 9º Ano. Nasce daí, o “Projeto Avaliar para Ensinar Melhor” tendo como objetivo desencadear ações visando o direito de aprender dos nossos alunos, potencializando os avanços, superando os desafios e assim, assegurar um ensino de qualidade.
Para que esse objetivo fosse alcançado várias ações foram realizadas entre elas:
- O 2º semestre escolar teve início com a realização da III Jornada Educacional, e cada professor participou de acordo com o nivel de ensino em que atua. Cujo foco não se restringiu apenas ao pedagógico, mas também em elevar a sua autoestima motivando-o(a) para uma atitude de resultados.
- Ministrada oficina sobre avaliação direcionada aos gestores escolares na perspectiva da construção de indicadores e as interveções necessárias, tendo como norte as Matrizes da Prova Brasil, e a partir disso a elaboração de um plano de Apoio Pedagógico para cada escola.
- Aplicação de uma avaliação interna em Língua Portuguesa e Matemática com a participação de todos os alunos do 5º e 9º Ano da Rede Pública Municipal.
A Secretaria Municipal da Educação encerrou essa primeira etapa, socializando os resultados obtidos pelos alunos nas disciplinas avaliadas com os núcleos gestores, onde todos juntos poderam refletir sobre os avanços e as dificuldades a serem ainda superadas.