15 de outubro de 2013

Homenagem ao Dia dos Professores em Redenção: QUAL A PROFISSÃO MAIS IMPORTANTE DO MUNDO?


Neste 15 de outubro, a Secretária de Educação da cidade de Redenção se dirige aos profissionais do magistério da cidade e ao povo redencionista para enviar uma mensagem de otimismo frente ao papel central do professor e da professora. Acompanhe!

A resposta a essa pergunta não parece óbvia por várias razões. Primeiro que, no Mundo todo há um prestígio por profissões que possam ser destaques na grande mídia. Segundo, que o histórico de desvalorização da Profissão de Professor ainda precisa ser superado.

Sim, a profissão mais importante do Mundo é a de Professor. Eu sou professora e me identifico com toda a trajetória de lutas que cada um e cada uma dos meus colegas tem passado. Eu também como vocês tenho um registro de conquistas. Todas essas vitórias eu sei não foi de graça. Foram ganhas na luta aguerrida de todos os dias.

A Profissão mais importante de todas as Sociedades do Mundo é a de Professor PORQUE SEM O MESTRE JAMAIS SERIAM POSSÍVEIS OS MÉDICOS, OS ENGENHEIROS, OS ARTISTAS, OS ADMINISTRADORES, OS ADVOGADOS. Atrás de qualquer grande profissional existiu antes um grande professor. Somos o resultado daquilo que nos foi socializado pelos professores das nossas vidas.

Quem, em algum momento da vida, não se lembra de um professor, de uma professora, que marcou a sua infância, sua adolescência ou agora mesmo na vida adulta? Essas imagens vem a nossa mente e nos pegamos a rememorar o gesto de carinho do professor ao mesmo tempo em que nos instruía.

Hoje, ao comemorar esse dia, não precisamos e nem devemos nos esquecer de muitas conquistas que o professor ainda não tem. Sabemos que ainda não atingimos o máximo de conquistas. Mas sabemos também que podemos atingir. Estamos vivos. Estamos dispostos. Eu sei que cada professor aqui não está na sala de aula exercendo o magistério apenas pela remuneração. Claro que não. Cada professor que está aqui é professor porque tem em suas mentes e corações o senso da missão de mudar o Mundo.

Mudar o Mundo a partir da sala de aula. A partir do trabalho diário com cada criança, jovem ou adulto. O que veremos nas ruas de Redenção será em muito devido ao que foi construído na sala de aula. Com muita bravura, cada professor constrói em seus alunos a Esperança de um Mundo melhor a partir de uma Cidade melhor.

Você professor é importante demais! É necessário demais. Seu valor é inalienável. Sua missão interessa ao equilíbrio do Mundo. Você tem a melhor profissão. Mas pela própria História do Brasil ainda não tem a devida valorização. Quisera nós gestores que vemos o seu esforço todo dia ter o poder de lhe valorizar dignamente em termos de remuneração condizente com a importância que você tem. No município de Redenção, dentro daquilo que os limites administrativos nos permite, esta Secretaria e o nosso Prefeito temos buscado avançar nessa valorização. Acreditamos que dias melhores virão.

Hoje, ao me colocar diante da plateia mais importante que é a plateia formada por professores e professoras de Redenção, eu me curvo para expor toda a minha admiração que temos para com cada profissional do Magistério. Temos uma dívida de gratidão com vocês. A força que a missão de vocês exerce transforma transformará esse município num celeiro dos sonhos e da esperança vivenciados pela prática de vida que a Educação pode proporcionar.

Quero me lembrar junto com vocês daqueles professores que já não estão mais entre nós. Colegas de trabalho que já se foram mas deixaram o rastro da força inestimável de seu exemplo.

Quero também me lembrar junto com vocês daqueles professores que estão aposentados mas que nunca deixarão de ser professores. Agradeçamos a eles que agora usufruem do descanso mais que merecido após longos anos de caminhada no Magistério.

Obrigado a você que bravamente continua firme fazendo com esta Secretária uma Educação de Qualidade para o Município de Redenção.

Ser professor é ser um missionário que espalha em corações a chama pelo Conhecimento como instrumento de inserção e movimentação no Mundo. Ser professor é ser um artista no sentido perfeito da palavra: é fazer a arte de encantar homens e mulheres... Ser professor é ser a bússola para homens e mulheres de Redenção em sua busca para se tornarem melhores, maiores e superiores na vida e no trabalho. Obrigada Professor de Redenção!