8 de abril de 2014

Redenção desenvolverá piloto de projeto em educação da Unesco

A cidade de Redenção foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil e o Ministério da Educação para implantação no país da experiência piloto do projeto “Ensinando o Respeito para Todos” (em inglês “Teaching Respect for All”), cujo desenvolvimento permitirá o fortalecimento da política mencionada no título, por meio da realização de processos de formação para professores, visando discutir as diferentes formas de preconceito e de discriminação e, em particular, as que resultam na promoção da igualdade étnico-racial.

“O projeto e o seu piloto contribuirá para reforçar as habilidades de professores para trabalhar com temas como o preconceito, a discriminação, as diferenças em relação a gênero, a idade e as identidades religiosas. Resultando, assim, em uma educação de qualidade e igual para todos, é o objetivo de nossa gestão”, explica Manuel Bandeira, Prefeito de Redenção.

O gestor informa ainda que a Secretária de Educação do município, Eliane Silva, participará de reunião em que será apresentada a proposta, a ser realizada no dia 09 de abril, às 14h, no Ministério da Educação, em Brasília.

Além de Redenção, somente mais uma cidade, Cariacica, no Espirito Santo, participará do projeto. Segundo o texto que explica o “Ensinando o Respeito para Todos”, o município cearense foi escolhido tendo em vista ter sido a primeira cidade brasileira a libertar todos os seus escravos e hoje comportar instrumentos de educação para igualdade pensados na rede de educação municipal, como também com a chegada da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Já Cariacica se destaca pelas origens que agregam povos indígenas, negros e imigrantes europeus.

A metodologia do projeto inclui a formação de professores usando o material pedagógico proposto pelo projeto e materiais existentes e relacionados no Brasil e tem a meta de testar e executar o módulo de formação de professores nos dois municípios selecionados, assim como, a partir do sucesso da empreitada nas duas cidades, disseminar o módulo em todo o país. Em Redenção e Cariacica, os proponentes avaliariam o feedback dos parceiros para a implantação do material a nível global.

Saiba mais sobre o projeto
O “Ensinando o Respeito para Todos” tem como objetivo contribuir com a qualificação de professores, fornecendo subsídios para sua prática junto aos alunos, visando à redução da discriminação, da violência e promovendo o respeito e a convivência entre todos, especificamente, com base nos aspectos positivos existentes nas políticas educacionais brasileiras e nas estratégias realizadas junto aos estudantes da educação básica.