17 de abril de 2014

Mensagem: Páscoa hoje é libertação. É cidadania!

Estamos chegando na Páscoa, que, para a maioria, é aquele maravilhoso momento onde dá para sentir o gosto do que foi o descanso do carnaval e saborear os diversos tipos de chocolate que são lançados a cada ano.

Mas queremos chamar atenção para outros elementos, que podemos classificar como mais importantes para celebrar este período.

A páscoa, enquanto tradição, nasce da comemoração da saída (conquista da libertação) do povo de Israel da escravidão do Egito. Ou seja, em seu sentido de origem, significa "passagem", tanto para os judeus quanto para os Cristãos.

Atualizando o conceito de Páscoa, qual seria esta libertação? O que podemos de fato trazer de importante na reflexão que provoca a Páscoa, apegando-se ao sentido de “libertação”?

Nós teríamos uma resposta: precisamos nos libertar das injustiças que ainda perseguem a maior parte da nossa sociedade, pois o maior ato de injustiça é a forma com que um ser humano subjuga o seu semelhante. Hoje existem várias formas de subjugação, como a econômica, a cultural, a de exploração e aquela que acontece através do preconceito.

A Páscoa tem o sentido de ressurreição. Jesus disse que ele mesmo é a ressurreição e a vida (João 11:25). A ressurreição hoje é a possibilidade de todo homem e toda mulher sair de seu flagelo social e ter uma condição digna de sobrevivência e quando as distribuições de riquezas são mais justas.

É pela Páscoa da libertação que atuamos. É por ela que fazemos, todos os dias, a administração o Poder do Povo. Em meu nome, em nome do nosso Prefeito, Manuel Bandeira, em nome de todas as crianças a quem damos, dia-a-dia, a oportunidade de libertação através da educação, desejamos um feriado de Páscoa de renovação. E renovação hoje significa oportunidade, significa cidadania!

Eliane Silva
Secretária de Educação de Redenção