1 de abril de 2014

Secretaria de Educação de Redenção adere ao projeto A Cor da Cultura, do Canal Futura

A Prefeitura Municipal de Redenção, através da Secretaria de Educação, fechou parceria na última segunda-feira (31/03) com o Canal Futura, emissora de caráter educativo pertencente às Organizações Globo, para a implementação do projeto A Cor da Cultura na rede de educação pública da cidade. A parceria contará com o apoio também da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

O A Cor da Cultura visa contribuir para a implementação da Lei 10.639/2003. A norma determina a inclusão do ensino da história e da cultura afro-brasileiras no currículo escolar. O projeto chega à Redenção pelo protagonismo da cidade na libertação das populações negras escravizadas no Brasil e, atualmente, tendo em vista que se consolida o projeto da Unilab, que trouxe para o município a oportunidade de integração entre outras nações negras mundo afora.

Para a cidade, o A Cor terá como foco o ensino fundamental e a educação infantil, assim como os temas relacionados à juventude e às questões de gênero.

O evento contou com a presença da Gerente de Mobilização Comunitária do Canal Futura, Ana Paula Brandão, e da mobilizadora do Canal no Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão, Ana Amélia Melo, além de representantes da SME de Redenção e da Unilab, liderados, respectivamente, pela Secretária Municipal, Eliana Silva, e pela Pró-Reitora de Extensão e Cultura da Universidade, Ana Lúcia Silva Souza.

A Cor da Cultura é uma parceria entre Petrobras, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Centro Brasileiro de Informação e Documentação do Artista Negro (CIDAN), Ministério da Educação, por meio da SECADI, Ministério da Cultura, por meio da Fundação Palmares, Fundação Roberto Marinho, via Canal Futura, e a TV Globo.

Saiba Mais
Iniciado em 2004, em consonância com a Lei 10.639/2003, A Cor da Cultura produz conteúdos audiovisuais e pedagógicos visando tirar a história da população negra da invisibilidade tanto na tela da televisão quanto nas salas de aula. Para tal, alia exibição nacional de programas sobre a temática ao uso desse conteúdo na formação de educadores.

Para outras informações, educadores e público em geral podem acessar o site www.acordacultura.org.br, que funciona como um ambiente de gestão, relacionamento e espaço para retirada de dúvidas sobre a temática.