22 de março de 2014

Feira mostra os valores afro-brasileiros na Redenção de ontem e hoje

“É bom demais a gente estar no nosso local e produzir cultura”, assim classificou Lucimar do Nascimento, artesã e dona de casa, que expôs e comercializou peças durante a I Feira da Cultura Livre – Empreendedorismo em Ação, que acontece em Redenção, no interior do Ceará, a 63 quilômetros de Fortaleza.

Lucimar faz parte da Associação de Artesãs Libertas e é uma das 11 expositoras que marcaram presença na atividade. O encontro, oportunizado pelo Sebrae, Prefeitura de Redenção e Unilab, e que tem como foco a diversidade cultural, especialmente a cultura negra, celebra ainda os 130 anos da abolição de escravos do estado.

Estudantes e professores da Unilab se mesclaram com o universo de produção local da população de Redenção. Os jovens estudantes das mais de mais 9 nações dos continentes africano e asiático, que moram na cidade por conta da Universidade, também levaram suas produções para a feira, que contou com artesanato, culinária, estética e outras produções. Referências artísticas originárias de países como Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste foram ressignificadas com motivações locais, como os chapéus feitos de cabaça, que ganharam as cores da seleção brasileira de futebol.

Movimento Cultura Livre
“Vamos reconstruir a nossa história, somos todos África, somos todos Redenção”, convocou o Secretário de Saúde de Redenção, Jadson Ferreira, que abriu o evento, representando o Prefeito da cidade, Manoel Bandeira.

Jadson falou do objetivo da Feira, que abre o Movimento Cultura Livre na cidade e que tem como foco continuar a disseminação e o aprimoramento da economia criativa, envolvendo não só a comunidade moradora da cidade, mas esse novo conjunto de pessoas que se juntou à vida de Redenção com a chegada a Unilab, trazendo mais conhecimento e muitas outras manifestações culturais que podem renascer no lugar, que há 130 anos é conhecido como “terra da liberdade”.

“São muitas as oportunidades nesta Redenção do século XXI, que não é formada somente pelos seus moradores que cresceram, mas pelos que passarão alguns anos aqui conosco. Vamos revelar, com toda essa organização proposta pelo Sebrae e a administração municipal, que temos uma história mais rica do que podíamos pensar e, ainda, muitas riquezas para serem garimpadas com os que chegam hoje à nossa cidade”, comemorou Eliane Silva, Secretária da Educação de Redenção.