10 de novembro de 2009

A EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE NOVAS PRÁTICAS

A secretaria de Educação de Redenção, em parceria com a editora Aprender, realizou nos dias 05 e 06 de novembro, mais uma etapa de formação com os coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal que lecionam no 2º ano.
O evento iniciou-se com a acolhida ao grupo, realizada pela Secretária de Educação, Ana Paula Fonseca Braga, que ressaltou a importância e a necessidade do trabalho em grupo, da avaliação como instrumento a serviço da aprendizagem e das intervenções pedagógicas para o sucesso da aprendizagem de nossas crianças.
Aproveitando a ocasião, realizamos no 2º dia de formação a cerimônia de entrega simbólica do kit de Literatura Infantil, oferecido pelo Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), às escolas que atendem aos alunos do 2º ano.
O Kit é composto por 13 títulos diferentes, entre estes estão: A Arca de Noé(Vinicius de Morais), Coral dos Bichos (Tatiana Belinky), cada Bicho seu Capricho (Marina Colassanti), e outros autores do universo literário infantil.
Durante a cerimônia de entrega dos kits, tivemos o momento de contação de histórias, realizado pela professora Célia Fernandes, com a presença não só dos cursistas, mas também de um grupo de crianças do 2º ano, que representou os alunos do nosso município. Este foi um momento de deleite, de encantos e descobertas do prazer através da leitura, que envolveu a todos: coordenadores pedagógicos, professores, equipe da SME e crianças participantes do projeto.
Os professores levaram a idéia como sugestão, para realizar uma manhã ou tarde literária, por ocasião da chegada dos kits às escolas, com a finalidade de despertar o interesse das crianças pelos livros e o encantamento pela leitura.
Essa é mais uma ação das ações realizadas pela SME em parceria com o PAIC, por meio do Eixo de Literatura Infantil e Formação do Leitor.