19 de dezembro de 2011

Confraternização - ADI's

A Secretaria da Educação promoveu no último dia 16 de dezembro, a confraternização de encerramento com os Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI’s). O evento contou com a participação da Secretária de Educação, Professora Ana Paula Fonseca Braga e da Coordenadora Operacional do Instituto da Infância – IFAN, Vânia Girão e foi coordenado pela  Coordenadora Municipal do IFAN, Angélica Bezerra.




Diversificação de Práticas através da Inclusão Digital







“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”
(PAULO FREIRE)

No que se refere às inovações das práticas pedagógicas tem sido uma constante o uso das novas tecnologias da informação. Essas ações vêm sendo desenvolvidas em parceria com as instâncias Federal e Estadual.
·         Implantação do Núcleo de Tecnologia Municipal – NTM;
·         Aquisição de equipamentos tecnológicos;
·  Implantação de Laboratórios de Informática em 20 escolas, dentre elas, 08 com acesso a Internet: EMEIEF Dr. Edmilson Barros de Oliveira (SEDE), EMEIEf Luís Dias Damasceno (BARRA NOVA), EMEIEF Francisco Januário da Costa (OLHO D'AGUA DOS CONSTANTINOS), EMEIEF Cel. Honorato Gomes (SERRINHA BELA), EMEIEF Cecília Pereira (ANTONIO DIOGO), EMEIEF Tert Venâncio (ANTONIO DIOGO), EMEIEF Deputado Antônio Jacó (ANTONIO DIOGO) e a EMEIEF Joaquim José da Silva (GURGURI);
·         Criação de e-mail e blog;
·         Trabalho com softwares (Geogebra, Hagáquê).
·         Elaboração do Livro Digital;
·         Adesão ao Programa Luz do Saber Infantil;
·         Monitoramento dos Indicadores Educacionais, através da tecnologia;
·         Formação tecnológica voltada para os profissionais da educação;
Dessa forma, a Inclusão Digital, é um fator essencial para a construção de novas formas de socialização desse novo ambiente, na perspectiva da formação de um cidadão crítico e competente para usar as novas tecnologias na construção do conhecimento e na comunicação.