2 de março de 2013

Lula recebe título de cidadão redencionista

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Lucas de Menezes/Diário do Nordeste 

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva recebeu, nesta sexta-feira (1º), uma homenagem diferente de tudo o que já havia sido feito em sua referência anteriormente.

Ele foi agraciado com o primeiro título de Doutor Honoris Causa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), instituição de ensino superior criada pelo próprio Lula, durante o segundo mandato dele na Presidência da República.

A cerimônia de entrega do título foi realizada à tarde na sede administrativa da Unilab, localizada em Redenção, a 62 km de Fortaleza. Lula chegou acompanhado do ministro da Educação, Aloísio Mercadante; o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; o governador do Ceará, Cid Gomes; e os senadores Inácio Arruda e José Pimentel, além de demais autoridades.

Educação

“Eu tive a honra de sancionar a lei que criou a Unilab em 2010. Foi um dos atos mais gratificantes do período em que fui presidente do Brasil”, afirmou Lula, em seu discurso de agradecimento. “Redenção foi o local escolhido por ter o forte simbolismo de ser o lugar onde 116 homens e mulheres se libertaram da prática abominável da escravidão cinco antes da libertação no País”, completou.

O reitor da Unilab, Paulo Speller, afirmou que a universidade federal tinha essa dívida com o homem que a criou. “Hoje é um dia histórico. Reunimos criador e criatura. Nada mais justo que o primeiro título Doutor Honoris Causa da Unilab seja concedido ao ex-presidente Lula”, comentou.

O governador Cid Gomes também ressaltou o feito de Lula, reforçando a necessidade de investimento em educação. “Foi necessário um homem forjado nas fábricas assumir a presidência para entender metalúrgico no governo para perceber a importância de investir na educação. Lula deu uma guinada de 180º na forma de ver as instituições de ensino superior e fez história no Brasil”, acrescentou.

O atual ministro da Educação, Aloísio Mercadante, reforçou dizendo: “Um peão metalúrgico fez muito mais pela educação no Brasil do que vários ex-presidentes com tantos títulos jamais fizeram”, falou.