29 de junho de 2013

Unilab, a Universidade da Liberdade! Por Manuel Bandeira, Prefeito de Redenção

Leia texto de homenagem de Manuel Bandeira, Prefeito de Redenção, ao aniversário da Unilab no Ceará.

Com a chegada da Universidade Federal de Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab) ao Maciço de Baturité, mais especificamente em Redenção, levamos ao interior do Ceará a oferta de ensino superior, de geração de conhecimentos científicos e tecnológicos, todas questões necessárias ao desenvolvimento e ao bem-estar das populações envolvidas.

Sendo assim, ao chegar na cidade primeira cidade a libertar os escravos no Ceará e no Brasil, a Unilab contribui de forma estratégica para o fortalecimento das questões estruturais em nosso país, ao iniciar o segundo ciclo de expansão do ensino superior brasileiro, agora pautado nas questões das diversidades que formam o nosso país, mais especificamente a diversidade étnico-racial.

A Unilab no Ceará traduz o significado da real liberdade, que se dá através da expansão do conhecimento. Possibilitou o fomento à criação e ao fortalecimento de universidades próprias nos outros países, sendo não só uma universidade pública que produz a integração intercontinental, mas destinada também a todos os brasileiros, especialmente do novo Brasil criado sob o registro da igualdade de oportunidades, há mais ou menos 10 anos.


A Universidade é assim fruto de sonhos e muitos esforços para a construção de um instrumento que favoreça o desenvolvimento nacional e de países lusófonos, especialmente aqueles mais necessitados e, ao mesmo tempo, do nosso sertão brasileiro. Viva a Unilab, a Universidade da Liberdade! A Universidade instalada em Redenção, embaixada de todas as belezas do mundo.

 Por Manuel Bandeira, Prefeito de Redenção