17 de julho de 2013

Conferência de Educação de Redenção propõe Governança Educacional

ELIANE SILVA - Secretária Municipal de Educação de Redenção


Conferência de Educação de Redenção chama a atenção da Sociedade para um Pacto de Governança Educacional

Foi realizada dia 12 de Julho de 2013, na Escola Maria Augusta, a II Conferência Municipal de Educação de Redenção que contou com um público de aproximadamente 200 pessoas. 

O evento chamou a atenção pelo nível dos palestrantes entre eles professores da UNILAB e Especialistas de renome estadual e nacional. 

O conferencista principal foi o Vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal, Deputado Artur Bruno (PT), que contribuiu com o tema geral do evento sobre o Plano Nacional de Educação em sua articulação com o Sistema Nacional.

De acordo com a Coordenadora Geral da Conferência, Professora Edice Silva, “todos os segmentos sociais de Redenção foram convidados para debater a Educação Municipal.”

E atendendo o convite compareceram representantes do Movimento Social, das Associações Comunitárias, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e dos Servidores Municipais, Vereadores, Estudantes, Pais de Alunos, Professores, Gestores, Representantes do Fórum Estadual de Educação além do Prefeito da cidade Manuel Bandeira que destacou o trabalho avançado da Secretaria de Educação no tratamento do tema.


A Secretária de Educação de Redenção, Eliane Silva, destacou que a realização da II Conferência Municipal de Educação de Redenção não se esgotaria em uma mera formalidade regimental que atende ao chamado para a II CONAE do próximo ano. Segundo a mesma “Definitivamente essa Conferência não é apenas pró-forma mas é a clara assunção de que o Município de Redenção tem política pública de Educação e decide sim, por vínculo institucional mas, sobretudo, por coragem, assumir o desafio de se articular com o Sistema Nacional de Educação.”

Os debates realizados em cada Eixo Temático que compõe o Documento Referência da II Conferência Nacional de Educação no próximo ano foi amplamente debatido nos Colóquios e Oficinas com debates técnicos e sociopolíticos na II Conferência de Educação de Redenção.

Para a Secretária Eliane Silva, institucionalizar um Fórum Municipal de Educação foi um grande marco para ao Município tendo em vista a sua importância de democratizar o debate sobre a Educação.

De acordo com especialistas e autoridades presentes, a II Conferência de Educação de Redenção mostrou que a cidade está sim em sintonia com as problemáticas e propostas que envolvem o Sistema Nacional de Educação.

Analisando a realização do evento que causou grande impacto na região, a Secretária de Educação falou aos presentes que: “a II Conferência Municipal da Educação afirma que o Município de Redenção não está isolado em seu espaço geográfico. Somos aqui uma parte irrefutável do grande movimento estadual, nacional e internacional na construção de um Mundo Melhor sob a égide da Educação como construto inalienável do Homem e da Mulher com suas cores, com suas raças, com suas peculiaridades regionais e com suas concepções.E, ao perceber esse cenário mundial e nosso lugar nele, percebo de forma inequívoca que a Educação de Redenção deve ser entendida e abraçada, acolhida e concebida sob o cerne dagestão compartilhada com Governança Educacional” concluiu Eliane Silva.