31 de dezembro de 2009

A EDUCAÇÃO EM REDENÇÃO ACONTECE ASSIM.

A Secretaria Municipal da Educação na pessoa da professora Ana Paula Fonseca Braga e com o apoio da prefeita municipal Francisca Torres Bezerra(Cimar), tendo a missão de assegurar a todos a igualdade de condição para o acesso e a permanência do aluno, sem qualquer tipo de discriminação, desenvolveu diversas ações objetivando fortalecer a prática docente.
Sempre fundamentada nos princípios da gestão ética, da pluralidade e da democracia, garantindo desta forma um novo modelo de gestão da educação no município de Redenção.
Através do seu Departamento de Ensino, realizou 117 Encontros de Formação Continuada para Profissionais da Educação: gestores, professores e técnicos administrativos. Também desenvolveu uma série de projetos, como: “ As Cores de Redenção”, que se propôs à implementação da Lei 10.639/2003, enfocando a história do negro dentro do contexto histórico de Redenção, com o advento da Unilab.
O município se prepara para receber a Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (unilab). Já aconteceram cinco encontros, audiências públicas, visitas, além de entregas de terrenos à Universidade Federal do Ceará (UFC), pelo governador Cid Gomes.
As escolas da rede municipal de ensino, considerando as orientações do Departamento de Ensino e a Legislação específica numa prática educativa interdisciplinar, desenvolveram em 100% os projetos de Educação Ambiental e realizaram a Conferência da Educação Ambiental, garantindo ao município uma Comenda em reconhecimento pelo esforço, desempenho e dedicação nesta ação educativa.
Também foi desenvolvido o projeto “Aprendendo e Fazendo Escola (AFE)”. E na perspectiva de fortalecer a ação administrativa pedagógica dos gestores municipais, a Secretaria Municipal de Educação oportunizou momentos reflexivos, onde definiram ações e metas para garantir a melhoria da aprendizagem de nossos alunos.
Outro projeto importante foi o “Estação do Brincar” e a “Hora do Jogo”. Fundamentado numa metodologia lúdica, atua junto às escolas municipais atendendo a crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental, se propondo a estimular o processo de ensino e eprendizagem promovendo, o raciocínio lógico-matemático e contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica no município de Redenção.
Já, o “Avaliar para ensinar melhor”, consiste em preparar os alunos da rede municipal para as avaliações externas (larga escala) Prova Brasil e SPAECE/Alfa. E, por último, o projeto “Jovem Bombeiro Voluntário(JBV)'', atende a 154 adolescentes com faixa etária de 12 a 16 anos, com aulas aos sábados na sede do município, abrodando temáticas como: Primeiros Socorros, História do Ceará e de Rdenção, Histórico dos Hinos, Ordem Unida Disciplina, Música e outros cursos profissionalizantes, ensinando o respeito ao próximo e o civismo para uma formação pessoal e social com práticas cidadãs.

OUTRAS AÇÕES EDUCACIONAIS

Objetivando melhorar ainda mais a qualidade de ensino aos alunos do município, a SME promoveu:
- Informatização de todas as escolas, através do Programa de Imformática Municipal (Proim);
- Foi feita uma revisão do Plano Municipal de Educação;
- Fiscalização e orientação das escolas municipais, fazendo cumprir as normas técnicas e higiênicas estabelecidas para a preparação da merenda escolar, através do Conselho de Alimentação Escolar e Núcleo Técnico Municipal;
- Aquisição e distribuição de livros para Educação Infantil, 1º ano, 6ª ao 9º ano(Arte e Educação Religiosa) e Educação de Jovens e Adultos;
- Fortalecimento e acompanhamento dos organismos colegiados: Conselho Escolar, Grêmios e Conselhos de Liderança;
- Implementação do Pré-Vestibular Redenção VEST, visando preparar os jovens para ingressar na Universidade;
- Campanha da rede “Não Bata, Eduque!” e o pleno desenvolvimento como ser humano e cidadão.
Por fim, no período de 1º de agosto a 18 de dezembro deste ano, a equipe pedagógica da SME de Redenção desenvolveu ainda várias ações, como:
- A participação nas formações continuadas desenvolvidas pela Secretaria;

- Visitas ás escolas para acompanhamento das ações de intervenções pedagógicas;
- Intervenção junto à escola da utilização dos Kits(material pedagógico da Educação Infantil);
- Visitas às salas de aula de todas as turmas para acompanhamento e intervenção da prática pedagógica dos professores e da aprendizagem dos alunos;
- Verificação da aprendizagem de leitura dos alunos nas turmas de 3º e 4ª anos;
- Avaliação dos projetos e programas desenvolvidos nas escolas, onde foi ouvida a opinião de coordenadores, professores e alunos.
Na tentativa de realizar uma síntese organizada das ações até aqui realizada, a equipe da SME ficou satisfeita com os resultados obtidos e tem a consciência de que os mesmos irão nortear as próximas atividades no ano vindouro.