2 de fevereiro de 2011

GESTÃO ESCOLAR EM FOCO



A Secretaria da Educação realizou de 25 a 27 de janeiro de 2011, o Seminário de Política de Fortalecimento da Gestão Escolar, tendo como principais participantes, os gestores das escolas da Rede Municipal e a Equipe do departamento de Ensino.
Visando a excelência do ensino e o aperfeiçoamento das práticas gestoras para um acompanhamento pedagógico eficiente, a Secretária de Educação, Professora Ana Paula Fonseca, reafirma a parceria com a UNILAB (Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira) retomando assim, o processo de formação dos profissionais da educação.
Durante os dias 25 e 26, os docentes da referida universidade palestraram sobre os temas: "Gestão Educacional: Realidades e Desafios Atuais", "Educação, Inclusão e Diversidade: Cidadania em Movimento" e "Leitura e Escrita como Práticas Sociais", sendo os palestrantes, o Prof. Dr. Lourenço Ocuni Cá, a Profª. Drª. Jaqueline Freire e a Profª. Drª Socorro Cláudia.
No dia 27, a Secretaria contou com a participação do IFAN (Instituto da Infância), parceiro do Município em importantes projetos como: "Parque Infantil", "Estação do Brincar" e a "A Hora do Jogo", representado na ocasião, pela Consultora Vânia Girão e pela Coordenadora Adryana Trummer, que apresentaram uma pesquisa desenvolvida no Município com vistas para a sustentabilidade dos projetos sociais e ressaltaram a importância do ato de brincar para um desenvolvimento infantil pleno.
Este momento foi encerrado com a divulgação da Rede Não Bata,Eduque, pela SME, lembrando aos gestores a adesão do Município a esta campanha em favor dos direitoa das crianças e adolescentes redencionistas contra os castigos físicos e humilhantes e dentro do Projeto Aprendendo e Fazendo Escola (AFE), as consultoras Marlene Amâncio e Vânia Girão, destacaram em breve apresentação a importância do Projeto Político Pedagógico. Os gestores comemoram a atualização e revisão dos seus PPP, junto à Comunidade Escolar,compreendendo ser este um processo dinâmico e participativo.
Este evento teve total respaldo da Prefeita Cimar, que tem a Educação como prioridade em seu governo.