22 de junho de 2011

Educar, Crescer e Aprender para a Cidadania.










A Prefeitura Municipal de Redenção, através da SME, realizou de 13 a 21 de junho, a Semana da Criança e do adolescente com ações pautadas na garantia de direitos. Com o objetivo de mobilizar a sociedade civil e promover um amplo debate com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, representados no evento por autoridades locais e representações nacionais de entidades que agem na defesa de crianças e adolescentes. As ações  da semana foi culminada com o Seminário Educar, Crescer e Aprender para a Cidadania, no dia 20, no Ginásio Tarcísio Bonfim.
A solenidade foi iniciada com a apresentação do Coral Music Girls, da Escola Municipal Cel. Joaquim Simão de Oliveira, lançando o CD “Sonhos”, regido pela Professora Graça Nascimento. Em seguida, foi entregue solenemente à Comunidade Redencionista, o Livro Digital Recontando Histórias (2º Ano) e o Plano Municipal de Educação. Na oportunidade ainda, autoridades que desenvolvem ações em prol da Criança e do Adolescente em Redenção e no Estado do Ceará foram condecoradas com uma placa de Menção Honrosa.
Dentre as autoridades, compuseram a mesa de debates a Prefeita Municipal Francisca Torres Bezerra; a Secretária de Educação, Professora Ana Paula Fonseca Braga; o Presidente da Câmara de Vereadores, Aécio Bezerra; o Procurador do Trabalho, Antonio de Oliveira Lima, o Defensor Público, Dr. Alexandre Saldanha; a Superintendente do Instituto da Infância, Luzia Gerosa; a representante da Rede Não Bata, Eduque, Angélica Goulart e Paulo Melo, representante da UNILAB. O evento contou ainda, com a participação de Secretários municipais, Vereadores, Gestores e Professores das escolas públicas e municipais, Representantes de Igrejas, Pais, Conselhos Tutelares, Agentes de Saúde e ONGs.
Em sua exposição, a Secretária de Educação enumerou diversos projetos e ações desenvolvidas pela SME com foco na garantia de direitos das crianças e adolescentes redencionistas, com ênfase no Projeto “Educar, Crescer e Aprender para a Cidadania”, desenvolvido desde 2010 por todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, focando o enfrentamento de todo tipo de violência contra as crianças e adolescentes, objetivando a garantia dos seus direitos.

“Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra.”
Anísio Teixeira