7 de outubro de 2011

Brasil Alfabetizado em Redenção é destaque


A Gestora Municipal Francisca Torres Bezerra – Cimar e a Secretária de Educação professora Ana Paula Fonseca Braga, abraçaram a causa de alfabetizar jovens e adultos desse município que não tiveram a oportunidade de se alfabetizarem na idade correta, para atender a esse objetivo o município aderiu ao Programa do Governo Federal Brasil Alfabetizado.
Desde o ano de 2007 o referido programa vem sendo desenvolvido tanto na zona urbana como na zona rural. Durante esses quatro anos de existência do Brasil Alfabetizado no munícipio, já foram matriculados nas salas de alfabetização o total de 2.580 alfabetizandos.
A cada ano ao término do processo de alfabetização os alunos são certificados em solenidades que acontecem nas escolas das comunidades onde funcionam as salas de aula. Nesse momento reúnem-se professores, alunos, gestores escolares, coordenadores do programa, secretária de educação, prefeita municipal e convidados dos concludentes para juntos celebrarem o momento festivo.
Vale ressaltar, que o compromisso maior dessa gestão é garantir a esses jovens e adultos o ingresso posterior na Educação de Jovens Adultos-EJA e a oportunidade de concluírem o Ensino Fundamental.
Este ano (2011) o Programa Brasil Alfabetizado ofertou matricula a 430 alunos distribuídos em 22 salas de aulas nas comunidades de Outeiro I e II, Boa Fé, Serra Vede, Brenha, Currais II, Guassí, Manoel Dias, São Bento, Olho D’água do Constantino, Antônio Diogo, Capim, Susto, Faísca e Boqueirão da Faísca.
O Programa é desenvolvido através do Departamento de Ensino que tem a frente a Profª Anália Pinheiro e sob a coordenação das professoras  Wilcilane Barreto, Neisse Evangelista e da funcionaria do setor de Recursos Humanos da SME  Eldair Pereira.