13 de março de 2012

Portas Abertas à Educação de Jovens e Adultos*

A Secretaria Municipal da Educação realizou nesta segunda-feira, 12 de março, a Aula Inaugural – CEJA, no Ginásio Tarcísio Bonfim e contou com a presença de autoridades na área educacional, dentre as quais: a Secretária de Educação do Município, professora Ana Paula Fonseca Braga e a equipe da SME que coordena a EJA no município, representantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA, de Baturité e a Pro-Reitora de Extensão da UNILAB, Professora Jacqueline Freire, que proferiu a palestra “Portas Abertas para a Educação de Jovens e Adultos” *.

O Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos

O Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos (EJA), oferecido pelo CEJA de Baturité, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação é uma opção para acelerar os estudos para os alunos que completaram 18 anos.
O curso é composto de três etapas equivalentes às 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. O currículo é organizado de forma modular sendo elaborado um plano de estudo individual, que aproveita as séries da etapa concluídas com aprovação.
Em Redenção, as aulas são ministradas na EMEIEF Maria Augusta Russo dos Santos e o aluno conta com o professor que atende às quartas-feiras para tirar dúvidas.

EJA é destaque em Redenção

A Educação de Jovens e Adultos no Município de Redenção tem sido uma importante ferramenta no enfrentamento do desafio do analfabetismo. Além da oferta desta modalidade de ensino, o município vem desenvolvendo estratégias no sentido de atender a demanda e fortalecer as políticas de atendimento aos jovens acima de 15 anos, que por algum motivo foram obrigados a interromper seus estudos na idade certa.
·        Adesão ao Programa Brasil Alfabetizado, com o total de 2.580 alunos já alfabetizados – 2007 a 2010;
·        Elaboração do Plano Estratégico de Educação de Jovens e Adultos – PEEJA, para o período de 2010/2012;
·        Elaboração da Proposta Curricular da Educação de Jovens e Adultos – EJA;
·        Formação Continuada para professores e gestores;
·        Garantia do acesso às tecnologias, através do Programa Luz do Saber;
·        Articulação com a rede de ensino estadual para o atendimento a esses jovens no ensino médio e profissionalizante.
·        Implantação do Projeto ECOSS pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) no Maciço de Baturité tendo como Piloto o Município de Redenção.
O Município estará implantando em breve, o Núcleo Educação de Jovens e Adultos que atenderá aos jovens que não concluíram o Ensino Fundamental.