7 de março de 2012

Livro Digital - Experiência Inovadora em Redenção






Com a perspectiva de promover a leitura e a escrita de uma maneira lúdica, aliada à tecnologia, e de despertar nos alunos o prazer da leitura, surgiu o Projeto Livro Digital.
O referido projeto foi idealizado pela Secretaria Municipal da Educação e desenvolvido nas escolas da Rede Municipal de Ensino pelos/as professores/as e alunos/as do 2º ano do Ensino Fundamental.
Iniciado em 2010 o Projeto Livro Digital teve sua 1ª edição apresentada em Março de 2011 e dando continuidade ao projeto as escolas realizaram o trabalho com o reconto durante o ano letivo de 2011. Como fruto deste trabalho, estamos apresentando a 2ª edição em Março de 2012.
O processo para a realização desta ação se deu inicialmente por meio do conto e reconto de histórias pelo professor/a e pelos alunos/as, através de diferentes estratégias e no segundo momento, realizando o reconto coletivo da história escolhida pela turma, utilizando o Laboratório de Informática da escola.
Para a construção deste trabalho foram usados os livros do Acervo Literário do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). As histórias recontadas pelos/as alunos/as foram organizadas em mídias pela SME dando origem ao Livro Digital Recontando Histórias - 2ª edição.
Dando continuidade ao projeto as escolas utilizarão o referido livro em diversas atividades de leitura, escrita e oralidade, junto aos alunos.
A entrega da 2ºª edição aconteceu na terça-feira (06)  aos professores do 2º ano por ocasião da inauguração do "Acampamento do Saber".