15 de fevereiro de 2013

Solenidade marca a entrega de certificados de conclusão do curso Com.Domínio Digital


Na noite de ontem (14/02), no Ginásio Tarcísio Bonfim, aconteceu a Solenidade de entrega de certificado dos alunos que concluíram o curso Com.Domínio Digital, curso de formação profissional de jovens protagonistas, com foco em Tecnologias de Informação e Comunicação, realizado pela ONG Instituto Aliança, em parceria com a Prefeitura de Redenção.

O Com.Domínio Digital se constitui em um projeto de educação integral e de desenvolvimento humano e tem como objetivo formar e inserir - social e economicamente - jovens que vêm de escolas públicas e que não têm fácil acesso a oportunidades de qualificação para ingresso no moderno Mundo do Trabalho.

O projeto utiliza referenciais teórico-metodológicos que integram a pedagogia de projetos, a transdisciplinaridade e o protagonismo juvenil, com aulas participativas, onde os jovens refletem, constroem, sistematizam, planejam e desenvolvem produtos associados aos temas estudados.

Além destas aulas, que somam 500horas/aula, os jovens ainda têm sua primeira experiência real de trabalho, de 100h, regida pela Lei do Serviço Voluntário, chamada de Vivência Prática.

Segundo a secretária de Educação de Redenção, Eliane Silva - que no ato representou o Prefeito, Manuel Bandeira - o projeto procura valorizar e qualificar no jovem suas dimensões  cognitivas, motoras, sociais e culturais. “Com a integração de conteúdos, construção de saberes e vivência do mundo do Trabalho, o Projeto prepara estes jovens para uma inserção digna e qualificada nessa realidade, especialmente no Primeiro Emprego”, explicou a secretária.

A Rede Com.Domínio Digital tem como objetivo implementar um modelo diferenciado  de educação profissional , com ênfase no desenvolvimento de competências comportamentais e habilidades ligadas à Tecnologia da Informação, capacitando-os e inserindo-os no mercado formal de trabalho. A implementação desse modelo se dá através de uma ação integrada com os setores público, privado e ONGs.

Entenda o projeto 

O Com.domínio Digital vem criando oportunidades de capacitação e inserção para jovens de famílias de baixa renda, entre 18 e 24 anos, que concluíram o ensino médio. Sua área de atuação abrange os estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Sua estratégia de atuação envolve a realização de ações reunidas em três componentes básicos: Pedagogia por projetos, Educação pelo trabalho e Protagonismo juvenil.

Assessoria de Comunicação

Veja mais fotos do evento: