21 de fevereiro de 2013

Municípios do Maciço de Baturité implantarão metodologia de gestão pública e empresarial

 A Associação dos Município do Maciço de Baturité - AMAB (composta pelos municípios de Pacoti, Palmácia, Guaramiranga, Mulungu, Aratuba, Capistrano, Itapiúna, Baturité, Aracoiaba, Acarape, Redenção, Guaiúba, Barreira, Caridade e Ocara) realizou, na manhã do dia 19 de fevereiro, um encontro, na cidade de Redenção, com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O objetivo da atividade foi apresentar o Empretec, uma metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), ministrada no Brasil com exclusividade pelo Sebrae, que oportuniza capacitação para a conduta empresarial e exercícios práticos que aperfeiçoam as habilidades do empreendedor na criação e condução de negócios, além de assistência técnica na elaboração ou ajuste de seu plano de negócios locais.

O encontro contou com coordenação do Presidente da AMAB, Cláudio Saraiva, também prefeito de Capistrano, e com a presença do prefeito de Redenção, Manoel Bandeira, da presente da Câmara de Vereadores de Redenção, Vasti Bandeira, e da técnica do SEBRAE, Fabiane da Costa, que apresentou o Empretec.

A proposta de capacitação foi oferecida aos municípios da região, que passariam a oferecer a formação inicialmente para os gestores municipais, depois para os comerciantes e pequenos empresários locais. O Empretec prevê uma formação em formato de Seminário de 60 horas em sala aplicado num período de 06 (seis) dias consecutivos em regime de imersão. Segundo a técnica Fabiane da Costa, "o Workshop vivencial intensivo desenvolvido pela ONU, que testa e potencializa o seu comportamento empreendedor, faz você encarar seus medos, acordar para oportunidades e enfrentar limitações", explicou.

A AMAP implantará a proposta junto aos municípios filiados. O projeto foi avaliado pelo prefeito Manoel Bandeira como uma oportunidade de acelerar o processo de desenvolvimento  econômico do município. "Vimos hoje na apresentação que o Empretec tem uma credibilidade mundial, desenvolvido em 33 países e com grande satisfação nas localidades que o adotaram no Brasil. Vamos pautar esse grande projeto como uma das demandas de nossa administração, começando com a melhoria dos processos de gestão pública", avaliou o chefe do executivo de Redenção.

Assessoria de Comunicação