29 de janeiro de 2014

Escolas de Redenção preparam documentário para Feira da Cultura Negra

Representantes de todas as principais escolas da rede de educação de Redenção reuniram-se na manhã de hoje (29/1) para distribuir as tarefas para a construção do documentário curta-metragem sobre cultura negra que será exibido durante a Feira de Desenvolvimento Local, a ser realizada nos dia 21 e 22 de março (período da comemoração do aniversário da abolição em Redenção), na Praça da Matriz, numa parceria da Prefeitura Municipal com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A Feira Cultural irá fomentar o empreendedorismo étnico e fortalecer a cultura negra na cidade.

São 17 escolas participantes, que vão trabalhar os temas tradição oral, educação patrimonial, pesquisa histórica, cultura negra hoje e cultura negra no passado.“Muito mais do que um evento cultural, a Feira é resultado de um conjunto de iniciativas colaborativas, coletivas e inclusivas, num ambiente de encontro e valorização da cultura”, explica Eliane Silva, Secretária da Educação.

Com esse formato, a Feira traz à tona uma discussão bastante freqüente quando o assunto é urbanismo: as variadas formas de ocupação do espaço público em prol da diversidade cultural. Este conceito de evento é uma afirmação de que a cultura negra também faz parte da cidade e apresenta, nos dias de hoje, um cenário favorável não só na questão cultural, mas também, no cenário de bens de consumo.