16 de janeiro de 2014

Seminário do PNAIC mobiliza educadores da Rede Municipal de Ensino de Redenção

Uma manhã dedicada aos relatos das experiências exitosas dos professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino de Redenção movimentou o ginásio da Secretaria de Educação da cidade, com a realização do I Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC.

69 professores alfabetizadores, diretores, professores de suporte pedagógico à docência e educandos participaram do encontro. "Hoje nos reunimos a nossa rede de educação e confirmamos mais uma vez que todas as ações propostas pelo Pacto estão sendo desenvolvidas, pois temos a convicção de que o uso de material didático de qualidade, a formação continuada, o acompanhamento pedagógico e o monitoramento da aprendizagem associado ao diálogo permanente entre Secretaria de educação e escolas contribuirá em muito para a garantia dos direitos de aprendizagem das nossas crianças", explicou a Secretária da Educação, Eliane Silva.

O PNAIC é uma iniciativa do Ministério da Educação e conta com a participação articulada do governo federal  e dos governos  estaduais  e municipais, dispostos  a mobilizar esforços e recursos a fim de valorizar e apoiar professores e escolas, proporcionando materiais didáticos de alta qualidade para todas as crianças e implementando  sistemas adequados de avaliação, gestão e monitoramento da educação.

O evento contou apresentações culturais do Coral Melodia das Crianças, da Escola Joaquim Simão; do espetáculo teatral “O rato”, realizado pelos alunos da Escola Deputado Antonio Jacó; e com a contação da história “A festa no céu”, realizada pelos educandos da Escola Manoel Saraiva.

Na seqüência, foi proferida a palestra “A avaliação no ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º ano)”, realizada por Cristianny Portela, seguida de debate e apresentação de experiências pelas escolas. "Estão de parabéns todos os professores, e as Orientadoras de Estudos da formação do PNAIC", completou Eliane.

Saiba mais sobre o PNAIC em Redenção
Ao aderir ao PACTO  o  Município de Redenção se compromete a promover todas as ações necessárias para alcançar os objetivos do PACTO incluindo a mobilização dos atores sociais e políticos e implementação de programas específicos, tais como as ações do pacto; apoiar e viabilizar os encontros de formação  continuada dos Orientadores de Estudos e dos professores alfabetizadores; realizar o acompanhamento às turmas e monitoramento da aprendizagem dos alunos do ciclo de alfabetização; alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática até o final do 3º ano; e viabilizar as condições necessárias à realização das  avaliações externas, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental.

Com a implementação do PNAIC o município de Redenção recebeu diversos matérias do  MEC para uso dos formadores, professores e alunos, entre os quais:
- Módulos Temáticos para uso na formação dos  professores  alfabetizadores;
- Acervo literário e  obras complementares para compor os cantinhos de leitura das turmas de 1º ao 3º ano;
- Jogos de alfabetização para uso em sala de sala.

Ampliação das bolsas
O  programa disponibiliza bolsas de incentivo à formação para professores alfabetizadores, mas apenas para os que estavam inscritos no Censo Escolar do ano de 2012. Em 2013 nós tínhamos 10 professores alfabetizadores que não estavam inscritos no Censo Escolar do ano anterior, portanto, não tinham direito à bolsa do MEC. Nesse sentido, o município de Redenção, através da  Secretaria Municipal  de Educação, entendendo ser justo que todos do grupo tivessem direito à sua bolsa, tomou a iniciativa e através da Lei 1.495 de 28/06/2013, instituir o pagamento durante o ano  de 2013 da bolsa a 10 dos 69 professores alfabetizadores e no mesmo valor da bolsa do MEC, garantindo assim a equidade de direitos entre os professores participantes do programa.