23 de janeiro de 2014

Redenção realizará feira de desenvolvimento sustentável focada na cultura negra

A Secretaria de Educação de Redenção (SME) recebeu na manhã de hoje (23/01) a museóloga, especializada em economia criativa, Rose, que é consultora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Ceará. O objetivo do encontro foi discutir a participação da SME na 1ª Feira de Desenvolvimento Sustentável de Redenção, fruto de parceria da Prefeitura Municipal com o Sebrae.

O objetivo da Feira na "Terra da Liberdade" é fomentar o desenvolvimento local, por meio do incentivo às potencialidades da cidade. O evento pretende mostrar o que há em Redenção relacionado à cultura popular, mais precisamente a cultura negra, traduzida em vários elementos do passado e do presente do município, que entrou para a história como pioneiro na abolição da escravatura e que hoje conta com estudantes do continente africano, com representantes de nove países estudando na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro (UNILAB). A Feira será realizada nos dia 21 e 22 de março (período da comemoração do aniversário da abolição em Redenção), na Praça da Matriz.

O evento será traduzido através de uma mostra completa, que abordará arte, estética, agricultura, produtos inovadores em comércio e serviços, artesanato sustentável, educação patrimonial, desenvolvimento do turismo e produção de audiovisual. A perspectiva do evento, segunda Rose, é "impulsionar o desenvolvimento econômico", disse.

Além disso, a consultora do Sebrae afirmou ser fundamental centralizar os esforços do evento conjuntamente com as ações de educação. "A Educação terá um papel quase que fundamental neste evento. Porque, primeiro, é educação, e, depois, por ter a Unilab aqui. Ambos reportam a cultura negra. A proposta é que trabalhemos o envolvimento das escolas e vamos pensar alternativas focadas na educação. Iremos realizar oficinas, também em parceria com os alunos da UNILAB, sempre com o objetivo de resgatar a cultura negra e encontrar nesses elementos o potencial econômico", explicou a consultora do Sebrae.

"O destaque do evento ficará por conta do curta-metragem que iremos produzir", antecipa a Secretária da Educação, Eliane Silva, que esteve presente no encontro que trouxe como proposta a produção de um vídeo focando a ancestralidade afro-brasileira da cidade e que será produzido por meio de encontro com escolas da rede de educação e que será apresentado durante a mostra em março. "A nossa meta é contar a nossa história e também mostrar as belezas que se traduzem cotidianamente nesta cidade. Tudo isso envolvendo nossos estudantes e estimulando o aprendizado", afirma Eliane.