22 de agosto de 2011

Aprendizagem: limites e desafios da inclusão – “Todos juntos aprendendo com as diferenças”

O Município de Redenção, através da Prefeita Francisca Torres Bezerra e da Secretária Municipal de Educação Professora Ana Paula Fonseca Braga realizará de 22 a 26 de agosto a VI Semana do Excepcional com ações pautadas na garantia dos direitos dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais, o que já é realidade, desde a criação do Núcleo da Educação Especial Maria das Graças Araújo, que já neste ano de 2011 passou por uma reforma em sua estrutura física, garantindo mais conforto e acessibilidade, já que foram construídas rampas e o ambiente climatizado, contribuindo desta forma para que o que é diferente aprenda a encontrar um lugar social na escola.
O evento tem como objetivo promover reflexões concretas de inclusão e por toda a semana serão realizadas palestras, atividades esportivas, culturais e lazer direcionadas aos pais e alunos.
A abertura aconteceu nesta segunda-feira, dia 22, contando com circuito de dialogo e palestra “Aprendizagem: limites e desafios da inclusão – Todos juntos aprendendo com as diferenças”, e apresentações culturais como o balé sobre cadeira de rodas “Fortango sem limites” e coral “Mãos que cantam e encantam”. O evento contou de muitas autoridades como: a Prefeita Francisca Torres Bezerra – Cimar, a Secretária de Educação, Professora Ana Paula Fonseca Braga, os Secretários Municipais Iolanda Bezerra (Ação Social), Raimundo Pinheiro (Esportes), a Coordenadora do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado, Conceição Mesquita, a palestrante Cecília Portela, do IPDH, o representante da Secretaria da Saúde, Dr. Saraiva, a coordenadora do grupo Fortango Sem Limites, Gagá Azevedo, dentre outros e com a presença maciça de pais, alunos e professores e gestores das escolas da Rede Municipal, do AEE.
A programação se estenderá por toda a semana com diversas atividades voltadas para pais de alunos com necessidades educacionais especiais:
Dia 23/08 – Tenda da Inclusão: Exposição e venda de material na Praça da Matriz;
Dia 24/08 – Atividades Lúdicas e Esportivas;
Dia 25/08 – Atendimento Itinerante: Salas Inclusivas;
Dia 26/08 – Passeio na Praia.