28 de setembro de 2009

SOLENIDADE DE CERTIFICAÇÃO DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO EM REDENÇÃO

Emoção e esperança no sonho realizado de ler e escrever. Este foi o clima da noite deste sábado (26), durante o evento celebrativo e certificação dos alunos do Programa Brasil Alfabetizado. A solenidade ocorreu na quadra poliesportiva Tarcisio Bonfim e contou com a presença de alunos, familiares, professores, prefeita municipal, vereadores, secretária de educação e gestores do programa.
A abertura aconteceu com uma celebração ecumênica realizada pelos professores Paulo Castelo Branco e Conceição Mesquita, que envolveu todos os presentes num momento de agradecimento das conquistas realizadas e uma reflexão sobre a vida como cristão.
A professora Jucilene da Silveira deu início à solenidade de certificação falando que essa foi uma experiência fascinante. Aprendeu mais do que ensinou, porque eles com a vivência dos anos e do cotidiano também ensinam muito. Ressaltou, que houve momentos difíceis, com alunos cansados do trabalho, mas levantava a moral deles, fazendo aulas dinâmicas e respeitando o limite da turma, e o resultado foi gratificante".
O aluno Roberto Xavier, de 83 anos, falou da experiência de sua alfabetização. Fez um paralelo entre o Brasil analfabeto e o Brasil alfabetizado, relembrou seu tempo de jovem de trabalho na roça, na agricultura e lá não tinha tempo pra estudar. Agora estava muito feliz, pois se considerava outra pessoa, sabia ler e escrever.
Para a profª Wilcilane Barreto, coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado pela SME, a expectativa é contribuir para que o problema de analfabetismo em Redenção,seja resolvido com apoio e incentivo para que jovens e adultos estejam estimulados a estudar. Já que, muitos desses alunos que estão concluindo não se sentiam cidadãos por não saber ler nem escrever e agora saem mais fortalecidos dos seus direitos e de suas conquistas.
A secretária de educação Ana Paula Fonseca, argumentou que o Brasil Alfabetizado é uma oportunidade de inclusão social através da educação. Por isso mesmo é que foi acolhido pela Prefeita Municipal Francisca Torres Bezerra-Cimar, que tem como meta de governo a melhoria dos munícipes fazendo com que todos e todas tenham o direito de exercer seu papel social.
Em sua fala a prefeita Cimar enfatizou que, "É uma questão de dignidade e de oportunidade. Um país alfabetizado cria mais possibilidades para o desenvolvimento. E mais que tudo isso, um país alfabetizado é um país mais justo e humano. Por isso desejamos a todos os alfabetizados que sigam em frente neste caminho de aprendizado. Estamos trabalhando para garantir este direito”.
Vale ainda ressaltar, que o Programa Brasil Alfabetizado é executado pelo Ministério da Educação através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), juntamente com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) em parceria com a Prefeitura Municipal de Redenção.